“Não tomo banho diário e não cheiro mal. Nem que esteja no ginásio”

Vanessa só toma banho uma vez por semana e o filho de Bárbara usou gel de banho pela primeira vez quando tinha cinco anos. Seja na redução do número de duches ou no desmame de produtos de lavagem, a motivação é a mesma: preservar a camada protectora da pele.

Foto
Inês R, 31 anos Nuno Ferreira Santos

Vanessa Correia toma banho banho uma vez por semana. “Normalmente, uso sabonete, mas às vezes tomo só com água”, diz a terapeuta corporal, de 33 anos. “Lavo-me quando sinto necessidade e não por obrigação e já na casa dos meus pais era assim. Lembro-me da minha ingenuidade quando descobri que muitas pessoas tomavam banho todos os dias. Eu achava isso muito estranho”, conta. Há uma tendência, um pouco por toda a Europa, de pessoas que estão a trocar o banho diário por outros mais espaçados, durante a semana, e substituído os produtos de limpeza por água ou por outros mais amigos do ambiente. A ideia é proteger o microbioma da pele. 

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 60 comentários