À descoberta da verdadeira natureza do Algarve

À boleia do Algarve Nature Fest, pegámos nas crianças e partimos à descoberta de alguns segredos na natureza algarvia.

Foto
DANIEL PINA

Ainda o sol não aquece quando chegamos a Fonte Benémola, na zona do barrocal do concelho de Loulé, para um passeio pelos trilhos frescos desta espécie de oásis algarvio, mesmo nos dias mais quentes do Verão — tudo graças à presença de água em abundância, com a ribeira da Fonte de Menalva, que atravessa o local, a ser alimentada por várias nascentes, incluindo a que dá nome ao sítio.

A ideia é fazer um percurso a pé pelo trilho circular e fácil da Fonte Benémola, o que o torna ideal para crianças, observando a riqueza do ecossistema, ajudados pelas indicações de Alexis Morgan que, apesar de ter nascido em Londres, fez do Barrocal há muito o seu lar, conhecendo cada recanto e sabendo como os mostrar. E com uma surpresa a meio — poder participar na anilhagem científica de aves com alguém que conhece os passaritos de cor e salteado.

Foto
DANIEL PINA

António Marques tem um café em Faro, mas todos os sábados, logo ao nascer do sol, é na Fonte Benémola que o podemos encontrar. Apaixonado por aves desde que se lembra, o ornitólogo dedica-se há cerca de duas décadas à captura, estudo e anilhagem científica de aves, fornecendo ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas toda a informação para conhecimento científico da avifauna da região e dos percursos migratórios das aves visitantes. É junto ao seu carro, que dispõe de tudo o que precisa para determinar que passarinhos andam por aqui — há os residentes, claro, mas muitos que se encontram apenas de passagem —, que o encontramos já a tratar de verificar se as aves capturadas nas redes, instaladas durante a noite, já ostentam anilhas, por vezes colocadas em distantes pontos do globo, ou se precisam de uma que permite acompanhar o percurso de cada ave.

Assim que chegamos, o ornitólogo convida-nos a sentar junto dele, sob a fresca sombra das árvores, para aprendermos de que forma se elabora o processo de identificação e anilhagem — compreender de que espécie se trata (e, para tal, Marques só precisa de consultar o seu arquivo pessoal de memória, onde constam, parece-nos, todos os nomes comuns e científicos de todas as aves que lhe passam pelas mãos), a idade, o género... Tudo perceptível em alguns sinais que o próprio explica, mas também através do processo de medição da asa e da pesagem. E não há tempo a perder: o calor começa a ser muito e é urgente libertar as aves o mais depressa possível.

, Daniel Pina,Daniel Pina
Daniel Pina
Fotogaleria
, Daniel Pina,Daniel Pina

Os miúdos mostram-se interessados, mas será depois de serem convidados a agarrar nos passaritos para os libertarem que começarão a revelar-se conquistados. Sobretudo quando surgem, entre o grupo de aves capturadas, dois guarda-rios. Primeiro pela sua forma peculiar, de bico comprido e postura quase vertical. Depois, pelas cores exuberantes, entre verdes, azuis e laranjas. E, por fim, mas não menos importante, pelo seu comportamento único que António Marques faz questão que descubramos por nós próprios.

Pede a uma das crianças que se sente e coloca-lhe no colo um pano e sobre este um dos guarda-rios que, simplesmente, se finge de morto, ficando totalmente inerte, apesar de ninguém o estar a agarrar. O ornitólogo explica que essa é uma das técnicas de sobrevivência desta espécie — afinal, quem irá fazer mal a um bicho que já não mostra sinais de vida sequer? Até que convida o pequeno rapaz a erguer um pouco da ponta do pano. Assim que o guarda-rios sente o movimento do tecido sob o seu corpo, dispara num voo que nem nos dá tempo de pestanejar e que arranca uma gargalhada geral.

Por esta altura, até a adolescente no auge do desinteresse por quase tudo o que existe no mundo já se rendeu, sentando-se mais perto de António Marques e mostrando a curiosidade com uma rajada de perguntas. Já os mais novos andam numa azáfama, entre ir ver se algum pássaro ficou preso nas redes de captura e o pegarem nos mesmos para os soltarem em voo livre. A meio da manhã, já todas as aves foram identificadas, os seus dados registados, as anilhas postas aos que não tinham e estamos prontos para terminar o percurso, agora de regresso à estrada para mais aventuras.

Foto
Daniel Pina

Costela de peixe

Se no interior do Algarve há surpresas, e animais, a descobrir, pelas águas do mar que tanta gente atrai a estas paragens para banhos também nos aguardam momentos divertidos com a empresa Salt & Sea à procura de avistar cetáceos — para quem não sabe, trata-se dos grandes mamíferos que habitam os oceanos e, no caso, pode dar-se a sorte de ver golfinhos, tanto o comum como o roaz, sendo este último mais fácil de encontrar por se aproximar bastante da costa. E, às vezes, há quem tenha o privilégio de ver ao longe uma orca ou uma baleia-anã.

No nosso caso, a sorte abandonou-nos: as mudanças de corrente dos dias anteriores, assim como o forte vento, terão alterado as rotas destes mamíferos e, apesar das muitas tentativas, acabámos por não ver um único. Ainda assim, o tempo não é dado como perdido num passeio de barco que nos obriga a sair da cama muito cedo e a equiparmo-nos com as camisolas e os casacos possíveis (o vento é cortante e assim que nos afastamos um pouco da costa a temperatura parece baixar uns dez graus), mas que nos oferece a amplitude do mar alto e uma visão abrangente da orla marítima que desenha a zona de Olhão e toda a ria Formosa.

Esta não é a primeira vez que saímos para o mar desde que chegámos. A primeira foi em Albufeira para um baptismo de mergulho com a Easydivers. Mas aqui não basta chegar, embarcar e partir —​ há todo um processo anterior que nos abre, ou não, a possibilidade de conhecer o mundo subaquático. A começar pela teoria, com direito a teste no final para compreender se percebemos todas as regras de trás para a frente. E, neste ponto, o que mais importa é a segurança — tudo o que é feito é sempre com a segurança em primeiro lugar: tanto dos iniciados como dos próprios instrutores. Finda a reunião de sala e já com a avaliação positiva nos testes de toda a gente, o passo seguinte passa por nos equiparmos e seguir para o tanque onde se realizam os testes práticos. 

Vestir os fatos de mergulho é sempre um desafio, mas lá conseguimos todos estar apresentáveis ao fim de uns 15 minutos. Maior problema é manter o equilíbrio com o peso da garrafa de ar às costas e, pior, com o cinto de pesos que parece querer atirar-nos ao chão. Claro que tudo isto se torna mais fácil a partir do momento que entramos para dentro de água, mas, nesta fase, individualmente, enquanto os restantes se mantêm do lado de fora a tentar ficar de pé e sem mexer muito.

Na piscina, localizada nos fundos da loja da Easydivers, na Marina de Albufeira, já lá está um instrutor que, após uma breve conversa, encaminha o primeiro para o fundo. De cá de cima, conseguimos observar devido à translucidez da água. O Gonçalo, de dez anos, quase quase onze, consegue nota máxima à primeira: “Tem costela de peixe”, diz o examinador no fim da prova. “Até parece que faz isto desde sempre.” Segue-se o João, da mesmíssima idade, e o resultado é semelhante: consegue o “ok” à primeira. “Quanto mais novos são, mais fácil é”, explicam-nos. Afinal, é com a idade e com a experiência que muitas vezes se ganham os medos. A Margarida, de 14 anos, é a prova disso. Da primeira vez que entrou dentro de água parecia estar dominada por algum nervoso miudinho. Mas, ainda assim, depressa afastou os receios e uma segunda tentativa deu o resultado pretendido. 

Com os certificados do baptismo de piscina emitidos, é altura para passar ao baptismo seguinte: no mar, a 12 metros de profundidade. E neste nem tudo correu bem: “Um dos grandes entraves ao mergulho é o não conseguir fazer a descompressão dos ouvidos”, explicam-nos ainda antes. E foi o que acabou por acontecer. Ainda assim, desceram a meio caminho, atingindo os seis metros. Depois disso, os ouvidos não colaboraram. “Pode acontecer a toda a gente”, descansa-nos um dos instrutores que recorda o dia em que aconteceu consigo e, por isso, o baptismo dos visitantes teve de ser cancelado. Ainda assim, nenhum dos três revela frustração. Pelo contrário. O ar de contentamento ao regressar à embarcação mostra bem como a experiência valeu a pena. E o soninho que invadiu o banco de trás do carro logo a seguir também.

Com as mãos na massa

Quando se fala em actividades imagina-se muitas vezes esforço físico. Mas, entre as propostas, há também coisas para fazer que não pressupõem qualquer esforço — apenas alguma gulodice. É o caso de um dos percursos propostos pela Tavira Walking Tours que Filipe Saleiro conseguiu incluir no portefólio da empresa e que passa por entrar na cozinha de uma mulher de mão cheia e aprender os truques da doçaria algarvia. E Leonilde Madeira não é qualquer uma que sabe fazer uns quantos doces: o seu nome constou até da candidatura da Cozinha Mediterrânica a Património Cultural Imaterial da UNESCO, reconhecimento obtido em 2013.

No nosso caso, calhou-nos ser dia de fazer os tão típicos almendrados na sua casa, em Monte Agudo, no concelho de Tavira. E não tardou muito para que os miúdos pusessem o avental e enfiassem as mãos na massa — literalmente. Já depois de lavadas, claro. Que entrar na cozinha da D. Leonilde só é possível depois de muitos mimos aos seus cães que nos recebem entusiasticamente.

Daniel Pina
Daniel Pina
Fotogaleria
Daniel Pina

A nossa anfitriã acompanha o processo e vai dando as instruções enquanto os visitantes — nós e um casal americano — põem em prática todas as dicas: qual o ponto ideal da amêndoa triturada, qual a dose de açúcar ideal, que tamanho devem ter as bolinhas que se formam com as mãos e que, com o calor do forno, se transformam nos biscoitos achatados que conhecemos.

Todos em colaboração, e sem que as distintas línguas atrapalhem o trabalho de equipa, depressa temos dois tabuleiros prontos a entrar no forno. É quando, por fim, os bolinhos já se encontram a cozer que partimos num passeio pelas redondezas. Afinal, bolos já temos, mas falta o sumo para acompanhar. Nada que não se resolva com uma visita ao laranjal, de onde trazemos as laranjas necessárias para dois jarros de sumo, obtido com o trabalho de todos: assim que regressamos à cozinha da D. Leonilde, é ver toda a gente a agarrar-se a um espremedor que testemunha a riqueza da fruta algarvia.

O fim da actividade é a amêndoa no topo do bolo: um lanchinho na rua, com uma mesa imprópria para quem não gosta de doces.

Foto
Daniel Pina

No fundo da ria

Se no baptismo de mergulho, tanto em piscina como em mar, é necessário saber uma série de técnicas, para o snorkeling basta saber estar quieto. É isso que nos dizem os nossos guias da Passeios Ria Formosa quando vão ao nosso encontro no barco-casa que nos serviu de abrigo durante a noite.

Ainda a bordo do nosso pequeno, mas completo e confortável alojamento, percebemos que a noite roubou a água à ria e que já não sentimos o embalo que nos adormeceu profundamente a todos ainda antes da hora do jantar. O barco está poisado no areal e é possível caminhar por toda a parte, parecendo quase impossível termos ali qualquer hipótese de praticar a actividade agendada: snorkeling

Mas depressa descobrimos que os nossos medos são infundados. O nível da água começa a, lentamente, ser reposto, com o avanço da maré e os nossos guias já estão a boiar de barriga para baixo. Dizem-nos que há muito para ver; apenas não nos podemos mexer muito para não deixar a água turva... E não nos mentiram.

Foto
Cavalo-marinho da espécie Hippocampus guttulatus GRUPO DE BIOLOGIA PESQUEIRA E HIDROECOLOGIA DA UNIVERSIDADE DO ALGARVE

De óculos e respirador, deixamo-nos deslizar suavemente para as águas baixas da ria que, por esta altura, não terão uma profundidade superior a meio metro. De início, parece-nos não haver nada para ver. Mas eis que o fundo da ria começa a ficar mais nítido, revelando uma série de detalhes únicos, inclusive um cada vez mais raro cavalo-marinho — a ria Formosa já foi tida como um dos maiores habitats desta espécie, mas, nos últimos anos, a degradação ambiental e a pesca ilegal levou a uma diminuição drástica no número de exemplares. 

O animal não se mexe — explicam-nos, depois, que não se move sequer para se alimentar, esperando que a comida vá até ele —, não se mostrando incomodado pela nossa presença e deixando-se ficar estático em toda a sua beleza. Como se soubesse que está a ser verdadeiramente admirado e que, por trás das viseiras dos óculos de mergulho, brilham vários pares de olhos. Claro que isto acontece por nós próprios também estarmos praticamente inertes — basta um movimento mais brusco para que, assustados, iniciem a fuga.

Já do lado de fora, outra espécie também ameaçada faz as delícias dos miúdos que conseguem ter dois polvos na mão, com os seus tentáculos enrodilhados nos seus braços. Com cuidado e muita gentileza: porque, explicam, o stress é capaz de levar um polvo à morte.

Não permitimos que tal aconteça e, com todo o cuidado, devolvemos ambas as criaturas ao seu habitat, com a certeza de que, além do prazer que se sente a desenvolver todas estas actividades, há uma coisa que se sobrepõe a todas as outras: saímos daqui, depois destes dias, com ainda mais respeito e admiração pela natureza.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários