Como a Holanda ajudou a salvar os portugueses depois do referendo em Timor-Leste

Timor festeja hoje a liberdade. O dia em que, há 20 anos, os timorenses votaram a favor da independência em referendo. O PÚBLICO desafiou Ana Gomes, na altura líder da secção de interesses de Portugal em Jacarta, a recordar o processo que levou à consulta popular e o dia e a angústia com que acompanhou os dias de violência que se seguiram

Foto

Olho para trás, para aquele ano de 1999, e que sinto? A sorte de ter vivido a mudança histórica que esse fim de milénio trouxe a Timor-Leste, mas também a Portugal e Indonésia. E o privilégio de ter trabalhado, com muitos outros, no processo que levou à libertação e independência do povo timorense e à normal convivência entre os três povos através do restabelecimento das relações diplomáticas luso-indonésias, cortadas desde 1975 e formalmente reatadas no final desse mesmo ano de 1999.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 6 comentários