Surto de listeriose em Espanha já causou três mortos e cinco grávidas perderam bebés

Das duas centenas de pessoas infectadas, três já morreram. Cinco grávidas tiveram de abortar. Carne infectada não chegou a Portugal.

Foto
O surto de listeriose em Espanha começou no dia 15 de Agosto Nuno Ferreira Santos (arquivo)

O surto de listeriose em Espanha já atingiu 204 pessoas, causou três mortes e provocou cinco abortos, segundo o último balanço das autoridades divulgado esta sexta-feira.

O Ministério da Saúde anunciou a terceira morte relacionada com o consumo de produtos contaminados. A vítima é um homem de 72 anos, doente terminal com cancro no pâncreas.

Até agora era conhecida a morte de uma mulher de 90 anos internada no Hospital Virgen del Rocío, na cidade de Sevilha, e a de outra mulher de 74 anos que permaneceu na mesma unidade de saúde. As autoridades anunciaram ainda que foram registados dois novos abortos na Andaluzia e um em Madrid, elevando para cinco o número de casos registados na sequência do surto de listeriose.

A Junta de Andaluzia confirmou que as duas grávidas, de oito e 32 semana, que se encontravam internadas nos hospitais sevilhanos Virgen Macarena e Virgen del Rocío perderam os bebés. Uma outra grávida, que também consumiu carne contaminada, foi internada num hospital em Madrid e sofreu um aborto no primeiro trimestre da gravidez, segundo a Direcção-Geral de Saúde Pública.

A listeriose é uma infecção causada pela bactéria Listeria monocytogenes, habitualmente associada ao consumo de alimentos contaminados. De acordo com informação disponível no site SNS24 do Serviço Nacional de Saúde, a listeriose pode causar febre, calafrios, dores musculares, enjoo, vómitos, diarreia.

O surto de listeriose em Espanha começou em 15 de Agosto e os produtos responsáveis pelo surto são chincharrón andaluz (gordura de porco frita), lombo de Jerez, lombo com pimentão e lombo caseiro temperado com pimentão, da marca La Mecha, tendo o Ministério da Saúde espanhol recomendado à população que não consuma os produtos de carne embalada desta marca. 

Todos os produtos embalados identificados pelo Ministério da Saúde espanhol foram distribuídos na Andaluzia e em Madrid, excepto o lombo caseiro temperado com pimentão que foi comercializado apenas na Andaluzia.

Em Portugal, a Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária esclareceu a 21 de Agosto que a carne contaminada com a bactéria Listeria monocytogenes da marca La Mecha e os produtos com origem no fabricante (Magrudis) espanhol não são comercializados em território português.

Segundo as autoridades sanitárias espanholas, existem 204 casos confirmados pela bactéria do género Listeria, 197 na Andaluzia, a maioria em Sevilha (162). Também existem casos confirmados em Cádiz (10), Granada (4), Huelva (17) e Málaga (4). Do total de pessoas afectadas 58% são mulheres, 31 delas gestantes, 25% dos doentes têm 65 anos ou mais, praticamente sem diferenças por sexo (24 homens e 25 mulheres).

Nas demais comunidades, houve quatro casos confirmados em laboratório (um em Aragão, um em Castela e Leão, um na Extremadura e uma gestante de oito semanas em Madrid, que acabou por abortar). Foram ainda notificados 66 casos prováveis e 58 suspeitos em Aragão, Astúrias, Canárias, Castela e Leão, Castela La Mancha, Catalunha, Comunidade Valenciana, Extremadura, Madrid e Melilla, muitos deles continuam em investigação.

Por outro lado, este Centro de Coordenação de Alerta lembra, mas sem o incluir na estatística nacional, o caso notificado a 23 de Agosto de um cidadão inglês, diagnosticado em França a 16 de Agosto e com historial de consumo de carne de porco fria em Sevilha a 13 de Agosto.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários