Decisão sobre procriação assistida vai ser tomada por metade dos juízes do TC

Devido às férias judiciais, a fiscalização preventiva da lei pedida pelo Presidente vai acabar por ser analisada por apenas seis dos 12 juízes em funções. Mas o “chumbo” parece estar garantido, pois o diploma não respeita a jurisprudência do Tribunal Constitucional.

Foto
dro daniel rocha

O futuro próximo da Procriação Medicamente Assistida está na mão de apenas seis juízes do Tribunal Constitucional (TC). Devido às férias judiciais, o TC encontra-se a trabalhar por turnos, com metade dos 12 magistrados actualmente em funções (depois da renúncia de Clara Sottomayor), e a contagem dos prazos obriga a que a discussão do assunto – aquela em que se vai decidir pela conformidade ou não da lei , aconteça antes do dia 14 de Setembro, último dia de férias. 

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 21 comentários