Foi você que pediu uma timocracia?

O ano de 2016 deu origem a uma série de revisitações da nomenclatura filosófica grega para os regimes, da kakistocracia — o governo pelos piores — à oclocracia — o governo pelos mais boçais. Mas creio que essa tipologia não ficará completa sem refletirmos sobre o regime no qual de facto vivemos: a timocracia.

Al Farabi, o grande filósofo político de antes do ano mil, incluiu na sua tipologia de cidades possíveis aquela a que chamou a “cidade timocrática”. A cidade timocrática é diferente da democrática (governada pelo povo), da cidade aristocrática (governada pela nobreza), da cidade oligárquica (governada pelos mais ricos), porque ela não é governada por uma categoria de pessoas mas antes por um tipo de sentimento: a obsessão pelo status, pela reputação e pelas honrarias, da palavra grega thymos, que já tinha sido utilizada neste sentido por Platão e Aristóteles, que Al Farabi seguia e idolatrava.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 5 comentários