Chuva, trovoada e granizo colocam cinco distritos sob aviso laranja

O IPMA prevê para esta segunda-feira no continente períodos de céu muito nublado, condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoada até ao fim da tarde, em especial nas regiões do interior, podendo ser pontualmente fortes e de granizo.

Foto
Paulo Pimenta/ Arquivo

Os distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda e Castelo Branco estão nesta segunda-feira sob aviso laranja devido à previsão de aguaceiros, granizo e trovoadas, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Estes cinco distritos vão estar sob aviso laranja entre as 13h e as 21h de hoje devido à previsão de chuva, por vezes forte, de granizo e acompanhados de rajadas fortes de vento e condições favoráveis à ocorrência de trovoadas. O aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, indica situação meteorológica de risco moderado a elevado.

Também por causa da chuva forte, granizo, vento e trovoada, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Coimbra, Portalegre, Évora e Beja vão estar entre as 13h e as 21h de hoje sob aviso amarelo.

De acordo com o IPMA, o aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, é emitido sempre que há uma situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para esta segunda-feira no continente períodos de céu muito nublado, condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoada até ao fim da tarde, em especial nas regiões do interior, podendo ser pontualmente fortes e de granizo.

Apesar da chuva e granizo, há dois concelhos que apresentam nesta segunda-feira risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA): Silves e Monchique, ambos no distrito de Faro. Já os concelhos de Vila do Bispo, Lagos, Portimão, Aljezur, Loulé, São Brás de Alportel e Alcoutim, no distrito de Faro, e Odemira, em Beja, apresentam risco muito elevado de incêndio.

Este risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo, sendo o elevado o terceiro nível mais grave. Os cálculos para este risco são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

A previsão do IPMA aponta também para vento fraco, sendo moderado de noroeste no litoral oeste a sul do Cabo Carvoeiro, e soprando moderado do quadrante leste nas terras altas até meio da manhã. Está também prevista neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do litoral, pequena descida da temperatura máxima nas regiões do interior e uma pequena subida nas regiões do litoral Norte e Centro.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 13ºC (na Guarda) e os 20ºC (em Faro) e as máximas entre os 22ºC (na Guarda) e os 33ºC (em Santarém). Estão previstos 30ºC para Lisboa e 25ºC para o Porto. 

Sugerir correcção
Comentar