Corrida ao tribunal no último dia da entrega das listas às legislativas

Aliança, Livre, PCTP-MRPP e Nós.Cidadãos! entregaram nesta segunda-feira as listas de candidatos às legislativas pelo círculo de Lisboa.

Pedro Santana Lopes não esteve presente na entrega da lista de candidatos a Lisboa
Fotogaleria
Pedro Santana Lopes não esteve presente na entrega da lista de candidatos a Lisboa Nuno Ferreira Santos
Rui Tavares, do Livre, esteve acompanhado pela candidata Joacine Katar Moreira
Fotogaleria
Rui Tavares, do Livre, esteve acompanhado pela candidata Joacine Katar Moreira Rui Gaudencio

Os partidos Aliança, Livre, PCPTP-MRPP e Nós, Cidadãos! entregaram esta segunda-feira de manhã as listas de candidatos às legislativas de 6 de Outubro pelo círculo de Lisboa, no último dia do prazo.

Sem a presença do presidente do partido e número um por Lisboa, Pedro Santana Lopes, o partido Aliança procedeu à entrega da lista pelo círculo da capital pelas 11h no Palácio da Justiça. “É um momento de muito orgulho num dia em que, em Lisboa e por todo o país, completamos a entrega das listas por todos os círculos eleitorais a que a Aliança concorrerá”, afirmou aos jornalistas Ana Pedrosa Augusto, vice-presidente e mandatária nacional do partido criado no ano passado.

Questionada sobre as expectativas do partido para as eleições, a dirigente afirmou que a Aliança “nem sequer põe a hipótese” de não eleger qualquer deputado, mas considerou que a continuidade da formação política não está em risco se tal não acontecer. “De forma alguma, a Aliança é um partido novo que veio para singrar e mostrar aos portugueses que quer fazer diferente”, afirmou.

À mesma hora, o Livre procedeu também à entrega da lista pelo círculo de Lisboa, encabeçada por Joacine Katar Moreira, que esteve acompanhada por Rui Tavares, o mandatário da candidatura. “Nós consideramos inevitável nós elegermos alguém nestas eleições e hoje estamos orgulhosamente a entregar uma candidatura totalmente paritária em todos os círculos eleitorais”, destacou a candidata, em declarações à comunicação social presente.

Joacine Katar Moreira destacou o enfoque da candidatura “na justiça social, na igualdade e no aumento do ordenado mínimo”. “Nós consideramos que o ordenado mínimo nacional não nos dignifica minimamente enquanto país que faz parte da União Europeia e é internacionalmente considerado um país desenvolvido”, afirmou, considerando que este não pode ter como único objectivo a sobrevivência das famílias.

A candidata do Livre por Lisboa destacou ainda a prioridade ao ambiente do partido, salientando que “não existe ecologia sem ideologia e não existe um ambientalismo que não tenha imediatamente em conta a necessidade de redistribuição da riqueza”.

Também o PCTP-MRPP entregou pelas 11h a sua lista às legislativas por Lisboa, mas os dirigentes presentes deixaram o Palácio da Justiça sem prestar declarações aos jornalistas.

Pelo Nós, Cidadãos!, Mendo Castro Henriques, afirmou que o partido se apresenta às eleições legislativas “para disputar lugares” na Assembleia da República, considerando que os portugueses já perderam a paciência com os políticos profissionais. Segundo o presidente do Nós, Cidadãos!, o objectivo nestas eleições é “prosseguir o caminho de presença junto dos portugueses”.

“Os portugueses começaram a conhecer-nos, temos um presidente de câmara, temos 65 autarcas e o nosso resultado nas europeias, se fosse traduzido em votos, daria um deputado e é para isso que estamos aqui, para disputar lugares e dar voz aos cidadãos na Assembleia da República”, apontou.

Com “uma presença muito forte no território nacional” nestas eleições, Mendo Castro Henriques garante que “todos os candidatos estão motivados” e os resultados anteriores do partido mostram que há expectativa de “ter uma representação que não seja os partidos tradicionais”.

“Os portugueses já perderam a paciência com os políticos profissionais, até perderam a paciência revolucionária e nós estamos aqui para chamar as pessoas a votar num partido que tem uma fórmula diferente, que é do novo centro”, defendeu.

Na perspectiva do presidente do Nós, Cidadãos!, “boa parte” dos candidatos do partido “são independentes na sua vida profissional e independentes porque não têm filiação”.

“E é isso que nós queremos fazer vingar na vida política portuguesa”, concluiu.

Termina hoje o prazo para os partidos políticos e coligações que pretendam concorrer às eleições legislativas de 6 de Outubro entregarem as respectivas candidaturas, dia que marca também o prazo para apresentação dos orçamentos de campanha.

De acordo com a legislação eleitoral, os partidos e coligações têm até ao 41.º dia anterior à data das eleições - ou seja, 26 de Agosto -, para apresentar as candidaturas perante o juiz presidente do tribunal de comarca de cada círculo eleitoral.

As listas serão afixadas à porta do tribunal, que terá de verificar a regularidade do processo, a autenticidade dos documentos e a elegibilidade dos candidatos nos dois dias subsequentes ao final do prazo. No dia seguinte ao prazo limite para apresentação das candidaturas, é feito o sorteio da ordem em que vão aparecer nos boletins de voto.

A campanha eleitoral decorrerá entre os dias 22 de Setembro e 4 de Outubro, uma vez que está estipulado que se inicia no 14.º dia anterior às eleições e termina à meia-noite da antevéspera do sufrágio.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários