Morreu o piloto da Força Aérea espanhola que se despenhou no mar

O caça espanhol caiu perto de La Manga por volta das 9h39 (hora local).

Foto
DR

O piloto do avião da Força Aérea Espanha que caiu esta segunda-feira de manhã no mar Mediterrâneo, na zona de La Manga del Mar Menor, na região de Múrcia, morreu na sequência da queda, avançam o El Mundo e o El País que citam fonte do Ministério da Defesa espanhol. O avião caiu perto de uma base da Força Aérea, em San Javier.

Segundo avançam os jornais espanhóis, o piloto, o único ocupante da aeronave de dois lugares,​ ainda conseguiu ejectar-se do avião antes do impacto com a água, mas acabou por não sobreviver. Algumas testemunhas do acidente afirmaram que viram um pára-quedas junto ao avião em queda, informação que foi depois confirmada pelas autoridades.

Através do Twitter, a Força Aérea espanhola também já confirmou a morte do piloto. “Apesar da ausência de confirmação das autoridades forenses, tudo indica que o nosso parceiro tenha morrido”, lê-se num tweet.

Pouco depois da queda foram enviadas várias embarcações para tentar encontrar o piloto, bem como um helicóptero para ajudar nas buscas. Para facilitar o resgate, as autoridades condicionaram o acesso às zonas costeiras próximas ao local onde o incidente aconteceu.

A agência EFE avançou que na praia de Galúa de La Manga, que se localiza numa das zonas que está interdita, deram à costa partes do avião que caiu no início da manhã.

O avião era um caça C-101 pertencente à “Patrulha Águia” que estava a fazer manobras​ e que terá caído à água depois de realizar vários loops consecutivos. De acordo com a imprensa espanhola, o caça é usado em situações de treino avançado da Força Aérea e permite realizar exercícios aeronáuticos completos, desde as primeiras fases de voo até a transição para aviões de combate.

O acidente aconteceu por volta das 9h39 (hora local, menos uma em Portugal continental). O momento da queda foi captado por vários banhistas a partir da praia.

O número de emergência espanhol recebeu mais de uma centena de chamadas de La Manga dando conta da queda. Ainda não são conhecidas as razões que levaram o caça a despenhar-se depois de o piloto, um militar da Academia General del Aire e instrutor de aviação, ter descolado para realizar um voo de instrução.

Sugerir correcção
Comentar