“A FLAMA não era bem um movimento independentista”

Entrevista com Emanuel Janes. Investigador do Centro de Estudos de História do Atlântico fala sobre a génese da autonomia na Madeira, que está já em campanha para as próximas eleições regionais.

Foto
Emanuel Janes Daniel Rocha

Emanuel Janes pode falar horas a fio sobre a história da Madeira. Licenciado em História Contemporânea, é um dos investigadores do Centro de Estudos de História do Atlântico. Na sua obra destaca-se o livro Nacionalismo e nacionalistas na Madeira dos anos 30. Explora agora novas formas de contar História. Escreveu os guiões da série documental “Madeira 600 anos, História”, da RTP-Madeira. Participa no programa radiofónico “Lugar à História”, da RDP Madeira/ Antena 1. Esta é uma pequena parte de uma longuíssima conversa na esplanada do Ateneu Café, no embalo dos 600 anos do desembarque dos navegadores portugueses na ilha e no que aconteceu depois disso, mas limitada ao tema da autonomia.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar