Teresa Portela tem presença garantida nos Jogos Olímpicos de Tóquio

Canoísta beneficiou dos resultados da final de K1 500, depois de não ter conseguido assegurar qualificação directa no sábado. Equipa de K4 500, com sexto lugar na prova, também garantiu apuramento.

Foto
LUSA/PAULO NOVAIS

Portugal garantiu este domingo a segunda vaga na canoagem para os Jogos Olímpicos, através do K1 200 de Teresa Portela, que beneficiou dos resultados da final de K1 500 para ser bem-sucedida. 

“Uma vez que três das cinco primeiras nos 200 metros também repetiram o top cinco nos 500 metros, a regra diz que libertam a vaga da distância mais curta. O desempenho da Nova Zelândia, Sérvia e Dinamarca permite alocar mais três lugares, beneficiando a Teresa que no sábado foi oitava”, explicou Vítor Félix, presidente da Federação Portuguesa de Canoagem.

Esta segunda vaga junta-se à de Fernando Pimenta em K1 1000, depois de o canoísta ter sido medalha de bronze na distância na qual foi campeão em 2018 em Montemor-o-Velho.

Também a equipa de K4 500 masculinos, composta por Emanuel Silva, João Ribeiro, Messias Baptista e David Varela confirmaram este domingo o apuramento, elevando para seis os classificados para os próximos Jogos Olímpicos.

Em Maio de 2020 realiza-se a derradeira fase de classificação para Tóquio 2020, somente para caiaques e canoas de um e dois lugares.

Norberto Mourão também vai aos Jogos Paralímpicos, com a prata na classe adaptada de VL2 200.

Os mundiais de canoagem, que reúnem um recorde de 102 países e cerca de 1300 atletas, terminam este domingo em Szeged, Hungria. 

Sugerir correcção
Comentar