Em actualização

Sismo de 2.9 sentido em Setúbal

Abalo foi sentido a cerca de oito quilómetros a sudeste de Setúbal.

Foto
IPMA

Um sismo de magnitude 2.9 (na escala de Richter) cujo epicentro se localizou a cerca de oito quilómetros a sudeste de Setúbal foi registado pelas 8h26 desta sexta-feira. Não há qualquer situação de alarme e o aviso emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) resulta apenas de questões protocolares que levam a que qualquer actividade sísmica em Portugal continental com magnitude superior a 2.5 seja comunicada.

De acordo com o comunicado do IPMA o sismo “foi sentido" na região de Palmela. O instituto esclarece ainda que “se a situação o justificar serão emitidos novos comunicados”, mas, até ao momento, nada aponta nesse sentido.

Segundo a informação disponibilizada no site do IPMA, o sismo foi registado a uma profundidade de 18 quilómetros no Estuário do Sado.

Os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequeno (2,0-2,9), pequeno (3,0-3,9), ligeiro (4,0-4,9), moderado (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grande (7,0-7,9), importante (8,0-8,9), excepcional (9,0-9,9) e extremo (superior a 10).