O Avenida voltou a ser um espaço cultural de referência em Aveiro

A sala de espectáculos celebra este sábado um ano de reabertura ao público. Em doze meses, o Avenida Café-Concerto acolheu mais de uma centena de eventos.

,Teatro Aveirense
Fotogaleria
Adriano Miranda
Fotogaleria
Nelson Garrido
Fotogaleria
Nelson Garrido
Fotogaleria
Nelson Garrido
Fotogaleria
NELSON GARRIDO
Fotogaleria
NELSON GARRIDO
Fotogaleria
NELSON GARRIDO
Baixo
Fotogaleria
NELSON GARRIDO

Os números falam por si. Num ano, o Avenida Café-Concerto presenteou a cidade de Aveiro com “115 concertos, 11 sessões de cinema, 12 festas, seis exposições, quatro performances de dança e sete peças de teatro”. A contabilização é feita por Hugo Pereira e Patrícia Surrador, a dupla que há um ano ousou reabilitar um local que fazia parte da história da cidade de Aveiro e que tinha passado vários anos encerrado. Foi a 24 de Agosto de 2018 que as portas do antigo Cine-Teatro Avenida voltaram a abrir-se, com um novo nome e apostado em dar palco a projectos culturais de qualidade. Este sábado, cantam-se os parabéns e apagam-se as velas, numa festa que contará com as actuações de JP Simões (22h) e de Tomás Wallenstein (24h), vocalista dos Capitão Fausto - em modo Dj set

No habitual balanço a este primeiro ano de actividade, os responsáveis pelo Avenida Café-Concerto mostram-se bastante satisfeitos com o percurso feito, os objectivos atingidos e o projecto que estão a construir. Foram 12 meses de intensa actividade nos dois palcos da casa – o do auditório e da sala café-concerto –, com várias noites de “casa cheia”, abrilhantados por nomes como os “dos Capitão Fausto e dos Linda Martini, na música, e de Bruno Aleixo e Rafinha Bastos, no humor”, destacam os gestores do espaço cultural.

A estes nomes mais conhecidos do grande público juntaram-se outros, “que, embora em espectáculos mais intimistas, tiveram o condão de surpreender a plateia, de mostrar um trabalho sério e comprometido e de não raras vezes serem um porta-estandarte do seu país de origem”, realçam. “Apesar dos 365 dias de vida, o Avenida Café-Concerto é um atlas da cultura pela diversidade de proveniências dos músicos, actores, comediantes e performistas que ali pisaram o palco”, conclui a equipa responsável pela sala de espectáculos aveirense.

Foto
Os Capitão Fausto no Avenida Paulo Pimenta

O público tem correspondido

Hugo Pereira e Patrícia Surrador mostram-se agradados com a adesão do público às propostas do Avenida. “As pessoas têm correspondido e mesmo um ou outro evento que possa ter menos público enche-nos de orgulho”, destacam. A esta nota positiva junta-se também a avaliação deixada pelos artistas que por lá têm passado. “Saem daqui a dizer que deviam existir mais Avenidas no país”, contam os responsáveis pelo equipamento que tanto dá palco a artistas e projectos mais consolidados como aos emergentes.

O futuro? “Continuar a apostar numa programação de qualidade”, prometem, dando nota de algumas surpresas ainda para este ano. Por ora, após a festa do primeiro aniversário, o espaço fecha uma semana (de 25 a 29 de Agosto) para “umas merecidas férias “da equipa que tornou possível a apresentação de mais de 100 espectáculos num só ano. 

Sugerir correcção
Comentar