Ex-namorado de portuguesa desaparecida em Barcelona detido por sequestro agravado

Homem de 30 anos terá obrigado a jovem de 25 anos que estava na Catalunha a regressar a Portugal, estando indiciado de agredir violentamente a antiga namorada.

Foto
Polícia da Catalunha

A Polícia Judiciária anunciou esta quinta-feira a detenção de um homem, de 30 anos de idade, pela presumível autoria de um crime de sequestro agravado, ofensas à integridade física e violência doméstica da ex-namorada, uma portuguesa de 25 anos que desapareceu na segunda-feira de Barcelona, onde se encontrava há cerca de três semanas. 

Segundo uma nota divulgada pela Unidade Nacional Contra Terrorismo (UNCT), os crimes ocorreram entre segunda e quarta-feira, “tendo o autor se deslocado à zona de Barcelona – Espanha, onde agrediu e coagiu a vítima, uma mulher com 25 anos de idade com quem tivera um relacionamento, obrigando-o a regressar consigo para Portugal, onde continuou a ser agredida violentamente”.

A PJ começou a investigar o caso apenas na quarta-feira à tarde na sequência de um pedido de colaboração por parte das autoridades espanholas, que já apontavam para a suspeita de rapto. Testemunhas tinham relatado à polícia catalã (Mossos d'Esquadra) terem visto um indivíduo a obrigar uma jovem a entrar à força num carro. Com a queixa do desaparecimento da jovem, feita por familiares, as autoridades espanholas relacionaram as duas situações, já que a portuguesa teria ido para casa de parentes em Barcelona exactamente para se afastar do seu ex-namorado, de quem já apresentara várias queixas-crime por violência doméstica. Agressões, ameaças de morte e injúrias eram frequentes numa relação intermitente que perdurava há cerca de três anos. 

Face ao perigo que existia para a vítima, a PJ foi rapidamente para o terreno, tendo encontrado o suspeito perto de casa, no Seixal. O mesmo disse que a jovem se encontrava numa garagem ali perto onde costumavam estar, mas quando a polícia lá chegou não a encontrou. Foi já mais tarde, através da Polícia de Segurança Pública, que a PJ descobriu que a vítima tinha “fugido” da garagem e procurado o apoio da mãe, que vive ali perto e alertou a PSP. Tinha sido, entretanto, reencaminhada para um hospital, tendo já tido alta. 

Na quarta-feira, às 18h locais, a polícia catalã (Mossos d'Esquadra), que no dia anterior tinha divulgado uma fotografia da jovem a dar conta do desaparecimento, publicou na rede social Twitter uma mensagem anunciando que a portuguesa desaparecida na segunda-feira em Sant Pere de Ribes, na comarca de Garraf (Barcelona), estava em casa de um familiar, em Portugal. Não eram dados mais pormenores sobre o aparecimento da portuguesa.

O detido, um toxicodependente que já é visado em três processos de violência doméstica em que a vítima é a ex-namorada, será presente a um juiz do Tribunal de Instrução Criminal do Seixal que lhe aplicará as medidas de coacção. O suspeito é descrito pela PJ como extremamente agressivo e tendo episódios frequentes de descontrolo. 

Sugerir correcção
Ler 14 comentários