Fernando Pimenta apurado para a meia-final nos Mundiais

O acesso à final é disputado na tarde de sexta-feira, no qual Pimenta tem de ser um dos três primeiros na respectiva série.

Foto
Pimenta em acção nos Mundiais 2018 LUSA/PAULO NOVAIS

O canoísta Fernando Pimenta iniciou, nesta quinta-feira, a defesa do título mundial de K1 1000 com o primeiro lugar nas eliminatórias. O triunfo na primeira ronda garante ao português um lugar na meia-final, a disputar nesta sexta-feira.

Pimenta liderou a sua prova de início ao fim, batendo o norueguês Lars Magne Ullvang, a 1,04s, e o australiano Van der Westhuyzen, a 1,90s.

O acesso à final é disputado na tarde de sexta-feira – Pimenta tem de ser um dos três primeiros na respectiva série – e, caso chegue à ronda decisiva, o minhoto competirá na final por uma medalha e, sobretudo, por um dos cinco primeiros lugares, que dão acesso aos Jogos Olímpicos Tóquio2020.

Nas canoas, Marco Apura e Bruno Afonso seguem em frente no C2 1000 metros, com o sexto lugar na respectiva eliminatória. Os portugueses cumpriram a prova sem grande esforço, uma vez que a meio deixaram de disputar os primeiros lugares.

Portugueses seguem em frente nas variantes colectivas

No K4 500 metros, o quarteto composto por Emanuel Silva, João Ribeiro, Messias Baptista e David Varela ficou no quarto lugar das eliminatórias e garantiu uma das seis vagas para a meia-final.

No sector feminino, o quarteto português – Joana Vasconcelos, Teresa Portela, Francisca Laia e Francisca Carvalho) – também cumpriu o objectivo, ficando no sexto lugar, o penúltimo que dava acesso à meia-final.

Os quartetos portugueses terão as meias-finais na tarde de sábado, após as 17h, sendo que apenas os três primeiros lugares de cada série darão lugar na final e, por extensão, possibilidade de lutar por uma vaga olímpica em Tóquio 2020.

(notícia actualizada às 16h46, com os resultados das variantes colectivas)

Sugerir correcção
Comentar