Estar além, estar aquém

Sérgio Praia habita de forma extraordinária António Variações na biografia sóbria que João Maia dedica ao cantor: uma figura cujo mistério nunca poderemos penetrar.

Foto
Variações é tão fascinante como frustrante, tão respeitoso como fútil: é um filme permanentemente à procura, na absoluta certeza de que vai sempre ficar aquém João Pina

 Sabemo-lo todos: António Variações esteve sempre além do que se fazia em Portugal no seu tempo — de tal modo que ainda hoje não existe outro seu igual (e dificilmente virá a existir, porque o mundo mudou nas décadas entretanto decorridas). Mas, sabemo-lo também, Variações ficou aquém. Porque a sua carreira meteórica teve o condão de ficar inacabada — houve apenas tempo para dois álbuns e algumas recuperações póstumas.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários