Maduro confirma contactos ao mais alto nível com Governo dos EUA

“Desde há meses há contactos entre altos funcionários do Governo dos EUA, de Donald Trump, e do Governo bolivariano”, admitiu o líder venezuelano. O objectivo é “procurar um processo de regularização do conflito com o império norte-americano.”

Nicolás Maduro
Foto
Nicolás Maduro EPA/MIRAFLORES PRESS / HANDOUT

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, confirmou nesta terça-feira que membros do seu Governo mantêm contactos de alto nível com funcionários do Governo americano: “Trump disse que os EUA dialogam a mais alto nível com funcionários venezuelanos e é assim, não é uma novidade”, disse Maduro.

Nicolás Maduro falava durante uma sessão com simpatizantes, no Terminal de Passageiros de La Guaira - Naiguatá - Caruao, no estado  de Vargas (a norte de Caracas), transmitido em simultâneo e de maneira obrigatória pelas rádios e televisões do país.

“Desde há meses que temos contactos. Assim como temos procurado o diálogo na Venezuela, tenho procurado a forma do Presidente Donald Trump ouvir de verdade a Venezuela”, disse.

Nicolás Maduro sublinhou querer que Donald Trump, “com respeito, oiça a verdade da revolução bolivariana do século XXI, e consiga entender a verdade que lhes escondem os seus funcionários e colaboradores, e a Venezuela da mentira que lhe vendem”. “Vendem-lhe uma Venezuela de mentira e, sobre essa base, conspiram, ameaçam, agridem, sancionam”, disse.

“Desde há meses há contactos entre altos funcionários do Governo dos EUA, de Donald Trump, e do Governo bolivariano que eu presido, sob a minha autorização expressa, directa”, acrescentou. São “vários contactos, várias vias, para procurar regularizar este conflito, para procurar um processo de regularização do conflito com o império norte-americano”, explicou.

“Nós, com os nossos princípios, com os nossos valores, moral e verdade, e eles com a deles, numa linguagem clara. Se o Presidente Donald Trump quiser, algum dia, falar seriamente e fazer um plano para regularizar e resolver este conflito, estamos preparados para dialogar para chegar a um acordo, para resolver, para solucionar, sempre. Isso sim, mas se nos agredirem, responderemos “, afirmou.

O Presidente dos EUA, Donald Trump, disse terça-feira que mantinha contactos “ao mais alto nível” com membros do Governo da Venezuela. Donald Trump falava durante uma conferência de imprensa na Casa Branca, quando foi questionado sobre se o seu Governo dialogava com o vice-presidente do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV, o partido do Governo venezuelano), Diosdado Cabello. “Não quero dizer com quem, mas estamos a falar com eles ao mais alto nível”, frisou.