Beethoven – The New Complete Edition festeja os 250 anos do compositor com “mais de 175 horas de música”

Projecto da editora Deutsche Grammophon e da Beethoven-Haus Bonn terá lançamento a 8 de Novembro, antecipando a efeméride, que se comemora em Dezembro de 2020.

Foto
Beethoven nasceu em Bona em Dezembro de 1770 DR

O 250.º aniversário do nascimento do compositor Ludwig van Beethoven (1770-1827), que se cumpre em Dezembro de 2020, será antecipado pela prestigiada editora discográfica Deutsche Grammophon com a saída em Novembro de vários CD e DVD, num total de “mais de 175 horas de música”.

O projecto Beethoven –​ The New Complete Edition, uma parceria da editora com a Beethoven-Haus Bonn, será lançado a 8 de Novembro e incluirá 118 CD, três discos blu-ray, dois DVD e 16 álbuns digitais, incluindo “novas gravações em estreia mundial”, segundo o comunicado divulgado pela Universal Music.

Entre os músicos que gravaram faixas para o volume World Premieres & Rarities estão o pianista chinês Lang Lang e o violinista Daniel Hope, adiantou o porta-voz da The New Complete Edition e presidente da Beethoven-Haus Bonn, instituição dedicada ao estudo e à divulgação da obra do autor.

Lang Lang, que colabora regularmente com as filarmónicas de Viena e Berlim, gravou o Minueto em Dó; o violinista Daniel Hope gravou com o violoncelista Daniel Müller-Schott o Duo para violino e violoncelo em Mi bemol e também, ainda com Müller-Schott e com os violinistas Ikki Opitz e Amihai Grosz e a violetista Tatjana Masurenko, “o último pensamento musical de Beethoven, o andante para quinteto de cordas”.

O projecto junta “gravações de mais de 250 intérpretes”, algumas das quais extraídas do catálogo da discográfica, e “uma série de tesouros reunidos em colaboração com a Decca e outras editoras”.

Karl Böhm, Alfred Brendel, Claudio Arrau, Anne-Sophie Mutter, Amadeus Quartet, Wilhelm Furtwängler, Emil Gilels, Dietrich Fischer-Dieskau, John Eliot Gardiner, Herbert von Karajan, Wilhelm Kempff, Yehudi Menuhin, Maurizio Pollini e Murray Perahia são outros músicos que fazem parte da selecção.

A editora destaca que o projecto inclui “30 discos dedicados a interpretações alternativas, entre eles gravações de arquivos históricos e performances com instrumentos de época, incluindo as leituras de Sir John Eliot Gardiner das nove sinfonias” de Beethoven.

Os três discos em som com 24 bits abrangem o “lendário ciclo sinfónico” realizado em 1962 pelo maestro Herbert von Karajan, “a visão do pianista Wilhelm Kempff de todas as Sonatas para piano e as gravações de referência de todos os Quartetos de cordas pelo Amadeus Quartet”.

Um dos DVD inclui a ópera Fidélio, dirigida por Leonard Bernstein, e o outro as Sinfonias n.º 4 e 7, sob direcção do maestro Carlos Kleiber.

Cada um dos nove volumes em que se divide o projecto inclui um livro com notas sobre o repertório, alinhamentos, os textos cantados (em alemão e inglês) e detalhes das gravações.

Beethoven, que nasceu em Bona, na Alemanha, em Dezembro de 1770 (desconhece-se a data exacta do seu nascimento), morreu em Viena com 56 anos

Sugerir correcção
Comentar