Forças Armadas fizeram 161 transportes, PSP e GNR mais 139

Ao todo, as Forças Armadas e as forças de segurança fizeram 300 transportes de combustível para assegurar os mínimos decretados pelo Governo.

Foto
António Costa esteve hoje junto do Comando Conjunto para as Operações Militares LUSA/MÁRIO CRUZ

Os militares dos três ramos das Forças Armadas fizeram 161 transportes durante a greve dos motoristas de materiais perigosos, tendo transportado mais de cinco milhões de litros de combustível, foi anunciado esta segunda-feira.

Durante os dias da greve, os militares fizeram 161 transportes e 26.341 quilómetros para transportar 5.146.945 litros de combustível, sendo que a maior parte dos pedidos foram provenientes de Aveiras de Cima. Na quinta e na sexta-feira foram os dias em que as Forças Armadas realizaram mais transportes (39 e 38, respectivamente).

Estes dados da intervenção militar durante a operação São Cristóvão foram apresentados aos membros do Governo pelo coronel Sobreira, comandante da Força de Reacção Imediata (FRI). O primeiro-ministro, António Costa, e o ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, estiveram esta segunda-feira no Comando Conjunto para as Operações Militares, no concelho de Oeiras, onde se inteiraram da actuação dos militares durante a paralisação.

O tempo médio de resposta desde o pedido de transporte foi de pouco mais de uma hora e meia.

Questionado pelo primeiro-ministro sobre se houve hostilidade para com os militares, o comandante da FRI disse que “não, pelo contrário”. “Fomos bem recebidos pelos motoristas”, acrescentou, apontando que os militares tinham “as mesmas condições”.

António Costa quis saber também qual a capacidade de transporte por parte das Forças Armadas com os meios que foram empenhados, tendo o comandante respondido que poderiam chegar a, “por ventura, três vezes mais”.

Já as forças de segurança garantiram 139 transportes de combustível. A GNR e a PSP asseguraram, no total, o transporte de combustível em 139 veículos pesados, empenhando 158 elementos nesta operação, na sequência da greve dos motoristas, segundo dados divulgados à agência Lusa pelo Ministério da Administração Interna.

De acordo com a mesma fonte, estes transportes de combustível em 139 veículos pesados de transporte de mercadorias perigosas foram realizados entre segunda-feira, dia 12 de Agosto, e domingo, dia em que a greve foi desconvocada pelo segundo e último sindicato que a tinham convocado.

Nesta operação, ao longo de uma semana, estiveram envolvidos 158 elementos da GNR e da PSP.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários