Ainda a propósito das culturas superiores

Quando digo que há culturas superiores a outras, o contexto é este. Superior é tudo aquilo que resiste à prova do tempo, que possui sementes de perenidade e pelo qual vale a pena lutar.

No momento em que o caro leitor estiver a ler estas palavras eu já terei partido para férias, e não poderei assistir, com grande pena minha, às exclamações de “Oh, não, lá vem ele outra vez!”, a propósito de mais um artigo – na verdade, vão ser dois – sobre culturas superiores. Este é um assunto que deu origem a uma conversa longa e interessante, e que é importante para mim, por ter uma ligação directa ao nosso agir nas sociedades contemporâneas (e, nesse sentido, ter também uma dimensão ética fundamental). Por isso, o tema merece mais um esforço de clarificação, nem que seja para aquela curta minoria que ainda gosta de escutar, reflectir e debater, e que não julga saber aquilo que os outros pensam ainda antes de eles abrirem a boca.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 57 comentários