De Évora para a Bélgica: tribunal ordena extradição de um dos maiores traficantes de armas do mundo

Jacques Monsieur foi ouvido esta tarde no Tribunal da Relação de Évora e concordou com a decisão de ser extraditado para a Bélgica. Homem foi detido pela Policia Judiciária na noite de quarta-feira, na Herdade do Zambujal.

Foto
Jacques Monsieur ficou conhecido por sucessivas condenações por tráfico de armas. mmm miguel madeira

Jacques Monsieur, classificado pela imprensa belga como “um dos maiores traficantes de armas do mundo” e que foi preso na Herdade do Zambujal, em Évora, na sequência de investigações que envolveram as polícias belga, francesa e portuguesa vai ser extraditado para a Bélgica. A decisão foi determinada esta tarde pelo Tribunal da Relação de Évora.

A informação foi confirmada ao PÚBLICO pela Procuradoria-Geral da República (PGR): “O detido foi, esta tarde, presente ao Tribunal da Relação de Évora, onde foi ouvido, tendo sido determinada, com a concordância do próprio, a entrega às autoridades belgas para cumprimento de pena. Aguarda em prisão preventiva a concretização de tal entrega”, disse fonte da PGR.

Jacques Monsieur que ficou conhecido por sucessivas condenações por tráfico de armas, foi encontrado na quarta-feira à noite na herdade do Zambujal “no âmbito da cooperação internacional”, confirmou fonte da Polícia Judiciária (PJ) que respondeu a um pedido de detenção feito pelas autoridades belgas.

Escondido em Portugal, acabou por ser encontrado depois de ter contratado um criador francês para transportar nove animais que se encontravam em Tarascón, na Provença (França), onde tinha adquirido uma casa de campo que vendeu em Março passado.

Não pagou a factura de 2500 euros relativa ao transporte dos cavalos de França para Portugal e essa foi a pista que levou os investigadores até Évora, tendo a sua detenção resultado da colaboração entre as equipas de polícias dos três países (Bélgica, França e Portugal).

No cadastro, Jacques Monsieur ostenta sucessivas condenações. Em Outubro de 2018 foi condenado pelo Tribunal de Apelação de Bruxelas (equivalente a um Tribunal da Relação) a quatro anos de prisão e ao pagamento de um milhão e 200 mil euros por tráfico de armas para a Líbia, Chade, Paquistão e Irão e por organização criminosa, mas acabou por não cumprir a sentença por se encontrar em parte incerta.

O belga já tinha sido acusado em 2017 de ter traficado, entre 2006 e 2009, centenas de armas automáticas, munições, tanques, helicópteros, aviões e outros materiais militares para países em guerra. Nessa altura, foi condenado a três anos de prisão e ao pagamento de 300 mil euros.

Mas Jacques Monsieur já tinha sido condenado antes, em 2010, nos Estados Unidos, aqui a 23 meses de prisão, por tentar vender peças de aviões de combate ao Iraque. Segundo a estação de televisão belga VTM, não houve um conflito armado nos últimos 35 anos em que não tenha estado de alguma forma implicado. Já nos anos 80 do século passado forneceu ao Irão armas durante o conflito com o Iraque.

Sugerir correcção
Ler 6 comentários