Trump quer comprar a Gronelândia em mais um episódio da guerra do Árctico

Trump discutiu com os conselheiros a ideia de adquirir a Gronelândia, a Dinamarca diz que é piada, os gronelandeses querem fazer negócio, mas sublinham que não se vendem. A China já lá está a investir. A corrida ao Árctico anda ao rubro e há quem fale do perigo de nova Guerra do Peloponeso.

Foto
Vista de Tasiilaq, no sudeste da Gronelândia Lucas Jackson/Reuters

É como se o mundo regressasse mais de um século e voltasse a tempos coloniais, quando se compravam e vendiam países e territórios. Ou se estivéssemos de novo na Antiguidade, nas vésperas de uma nova Guerra do Peloponeso. E tudo é culpa do Árctico. Melhor, tudo é culpa das alterações climáticas que, ao reduzir em dois terços a camada de gelo nos últimos 20 anos, tornaram o antes inóspito Árctico num Eldorado de recursos que todos cobiçam.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 13 comentários