Jerónimo de Sousa diz que promotores do protesto dos motoristas dão “pretextos para limitar a greve”

Líder do PCP afirmou que o partido está “inteiramente solidário” com os trabalhadores do sector.

Foto
Jerónimo de Sousa defende a negociação colectiva como solução para os problemas dos trabalhadores LUSA/NUNO VEIGA

Na primeira intervenção pública desde que a greve dos motoristas começou, o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, aproveitou para afirmar de forma peremptória que o partido “é inteiramente solidário” com os motoristas em greve e “as suas reivindicações” mas que há uma “argumentação que instrumentaliza reais problemas e o descontentamento dos motoristas” e cujos promotores “não se importam de dar pretextos à limitação ao direito à greve como se está a verificar”.

Num almoço-convívio em Monte Gordo, no Algarve, o líder comunista sustentou que o Governo tem aproveitado esses pretextos para impor medidas como os serviços mínimos e a requisição civil, que “limitam o direito à greve neste sector”, defendendo a necessidade de uma “luta consequente acompanhada de uma negociação colectiva que resolva os problemas”, mas que “reafirme a defesa do efectivo exercício do direito à greve”

 Jerónimo de Sousa referiu-se ao acordo obtido ontem entre a Antram e a Fectrans (afecta à CGTP) como um “protocolo de acordo com novos avanços no plano dos salários, direitos e condições de trabalho”, mas defendeu a necessidade de “se finalizarem as negociações, que os motoristas beneficiem da aplicação dos avanços em 2020, sem prejuízo das negociações para os próximos anos”.

No seu discurso, Jerónimo de Sousa sustentou que é preciso a intervenção da Autoridade das Condições de Trabalho para “combater o desrespeito do patronato pelas condições acordadas”.

Falando para cerca de 300 militantes, o líder comunista referiu-se ainda a uma frase “dramática” de um motorista quando se mostrou disposto a “morrer de pé por esta luta” para apelar a que a luta seja para “viver de pé, com dignidade e direitos”.

Desde que começou a paralisação dos motoristas de matérias perigosas que o PCP tinha assumido as suas posições por comunicado. Jerónimo de Sousa esteve em Monte Gordo para a apresentação do cabeça de lista da CDU a Faro. 

Sugerir correcção
Ler 25 comentários