Agustina Bessa-Luís já é nome de avião

TAP baptiza novo Airbus em homenagem à escritora, que morreu em Junho, aos 96 anos.

Foto
Agustina Bessa-Luís Luís Ramos

Depois de este ano já ter baptizado aviões como os nomes de Zé Pedro, Carlos Paredes, Agostinho da Silva, e mais recentemente D. Maria I ou Amélia Rey Colaço, a TAP escolheu agora homenagear Agustina Bessa-Luís, que morreu em Junho

O nome da escritora foi pintado esta segunda-feira num novo Airbus A320neo, que já entrou ao serviço: o primeiro voo após o baptismo foi esta terça-feira de manhã de Lisboa para Madrid. 

Mónica Baldaque, filha de Agustina, na cerimónia de baptismo DR
A pintura do avião,A pintura do avião DR,DR
O Airbus A320neo "Agustina" DR
Fotogaleria
Mónica Baldaque, filha de Agustina, na cerimónia de baptismo DR

A cerimónia, que decorreu no hangar 6 da TAP, contou com a presença da filha da escritora, Mónica Baldaque. 

Uma “homenagem à que é considerada uma das maiores escritoras do mundo literário português contemporâneo” e que “deixou um vasto legado no património literário e cultural”, sublinha a TAP em comunicado. 

Agustina Bessa-Luís nasceu em Vila Meã, Amarante, a 15 de Outubro de 1922. Estreou-se como romancista em 1948, com a novela Mundo Fechado​, e logo em 1954 publicou A Sibila, que a impôs como uma das vozes mais importantes da ficção portuguesa. A sua longa e profícua carreira foi distinguida, em 2004, com o Prémio Camões. Agustina morreu a 3 de Junho aos 96 anos.

A escritora junta-se assim à galeria de personalidades da cultura portuguesa já homenageadas pela companhia aérea com baptismos de aviões: de Camões e Gil Vicente a Fernando Pessoa ou José Saramago, de Sophia de Mello Breyner Andresen a Almada Negreiros​, de Zé Pedro dos Xutos a Carlos Paredes, ou mais recentemente passando por Manoel de Oliveira, com quem Agustina manteve uma longa colaboração criativa.

Sugerir correcção
Comentar