Morreu José Luis Brown, campeão do Mundo em 1986

Antigo defesa marcou o primeiro golo da Argentina na final de um Mundial que Maradona considera só ter sido possível vencer graças ao jogador formado no Estudiantes.

Foto
Masahide Tomikoshi / TOMIKOSHI PHOTOGRAPHY

O antigo futebolista José Luis Brown, campeão mundial pela Argentina em 1986, morreu aos 62 anos, vítima de doença de Alzheimer, anunciou o Estudiantes de La Plata, clube do qual era um dos maiores símbolos.

“Este é um dia de grande tristeza para a família ‘albirroja’. O nosso guerreiro José Luis Brown deixou-nos. A sua memória e o seu amor ao clube permanecerão para sempre”, indica a conta oficial no Twitter do Estudiantes de La Plata, clube que o antigo defesa representou durante oito anos.

“Tata” Brown foi o autor do primeiro golo na final do Campeonato do Mundo de 1986 - o único que o defesa marcou em 36 internacionalizações -, frente à República Federal da Alemanha (RFA), que a Argentina ganhou por 3-2.

“Sem José Luis Brown nunca teríamos vencido o Mundial em 1986”, assinalou nas redes sociais Diego Maradona, considerado o principal artífice da conquista do título no Campeonato do Mundo, cuja fase final se realizou no México.

Para além do Estudiantes, Brown representou os argentinos do Boca Juniors, Deportivo Español e Racing Club, tendo jogado no Atlético Nacional (Colômbia), no Brest (França) e no Real Murcia (Espanha).