Na fronteira do rio Minho, as pessoas atestam em Espanha. Como já o faziam

A greve nos transportes começa nesta segunda-feira por tempo indeterminado, mas as populações minhotas nada temem quanto ao abastecimento dos seus automóveis. Atestar o depósito em Espanha já era, afinal, mais barato. Alguns autarcas receiam, porém, o impacto no abastecimento dos supermercados, ainda para mais quando os emigrantes estão de regresso.

Carro
Fotogaleria
Nelson Garrido
,Carro
Fotogaleria
Nelson Garrido
Carro
Fotogaleria
Nelson Garrido
Minivan
Fotogaleria
Nelson Garrido

Um quilómetro é suficiente para separar (ou unir) dois países e também o volume de automóveis que procuram combustível num lado e noutro da fronteira. Essa é a distância entre uma das bombas em Valença – a Galp, na Avenida de Espanha – e uma das bombas de Tui – a Repsol, na Avenida de Portugal. Do lado espanhol do rio Minho, via-se, ali pela hora de almoço de sexta-feira, uma fila com cerca de dez carros à espera de atestarem os depósitos. A identificação lusitana das matrículas saltava aos olhos na maioria dos veículos.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar