Os líderes nascem ou aprendem a sê-lo? Ambos

A genética pode ajudar a determinar quem tem mais hipóteses de se alcandorar a lugares de poder. Mas os genes não garantem por si só uma boa liderança. Esta aprende-se.

Foto
O norte-americano Jim Collins fala de uma receita para lideranças capazes de aumentar a produtividade das organizações: humildade pessoal, doseada com determinação. Aponta o presidente norte-americano Abraham Lincoln como exemplo de um líder que combinava estes dois traços de personalidade Abraham Lincoln, George P.A. Healy, 1869

Os líderes nascem ou fazem-se? Um estudo feito em 2013 na University College de Londres, pelo investigador belga Jan-Emmanuel de Neve, apontou a existência de um genótipo, chamado “rs4950”, entretanto cunhado como “o gene da liderança”, que parece estar ligado à transmissão da capacidade de liderança através de gerações. Logo, quando a pergunta é se existe um gene que determina a probabilidade de alguém vir a ocupar posições de liderança, a resposta do investigador é sim – mas com (muitas) reservas.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários