Incêndio junto ao Castelo de Sesimbra está dominado

Fogo na mata à volta do Castelo mobilizou cerca de 80 homens, mais de 20 viaturas e um meio aéreo e obrigou à retirada de cerca de 50 pessoas que visitavam castelo.

Foto
Paulo Pimenta (arquivo)

O incêndio que deflagrou na tarde deste domingo na encosta do castelo de Sesimbra (Setúbal) já se encontra dominado, desde as 18h30, tendo queimado mato, mas sem causar danos materiais ou vítimas, revelou a Protecção Civil.

“O incêndio encontra-se dominado, desde as 18h30, e não existem vítimas, nem danos materiais. Só queimou mato”, disse à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Setúbal.

O fogo começou na Rua da Assenta, na encosta do castelo. Questionada pela Lusa sobre a alegada pluma de cinzas e o fumo que terá provocado sobre Sesimbra, a fonte do CDOS considerou a situação “normal”. “Todos os fogos criam fumo e é normal que crie aquela pluma, o castelo é mesmo encostado a Sesimbra”, disse.

A mata em volta do Castelo de Sesimbra, no distrito de Setúbal, esteve a arder desde as 16h38 e chegaram a estar no local 80 homens, 23 viaturas terrestres e um meio aéreo, de acordo com a página da Protecção Civil.

Segundo fonte do comando distrital da GNR de Setúbal disse ao PÚBLICO que o fogo começou “na zona envolvente ao castelo” e que, no interior, havia 50 pessoas que foram retiradas e estavam estacionados entre 25 a 30 veículos, que foram igualmente deslocados em segurança. 

“Tenho a informação de que tanto as pessoas como os veículos já foram retirados, de forma progressiva, para evitar a confusão e, calmamente, foram transportados para um local seguro”, disse fonte da GNR à agência Lusa.

Questionada pela Lusa, a mesma fonte disse que, das pessoas retiradas do interior do castelo pela GNR, “ninguém apresentava ferimentos”. “Os meios de combate estão, agora, a proceder às acções de combate ao incêndio”, limitou-se a acrescentar a fonte da GNR.

A notícia foi dada pela TVI, que publicou imagens do fogo partilhadas nas redes sociais. Desconhecem-se ainda as causas do incêndio e o PÚBLICO tentou contactar o Comando Distrital de Operações de Socorro de Setúbal que afirmou que não prestava declarações.

Notícia actualizada às 20h com a informação de que o incêndio estava dominado.

Sugerir correcção
Comentar