É um eleitor indeciso, volátil ou fiel à esquerda ou à direita?

Os “eleitores voláteis” têm níveis de educação mais altos, maior exposição aos meios de comunicação e mais conhecimentos políticos, explica o investigador Marco Lisi. No entanto, “o interesse pela política é baixo e, sobretudo, não se reconhecem ou identificam nos partidos políticos”.

Foto
Marco Lisi aborda um conjunto de temas ligados ao voto dos portugueses Nuno Ferreira Santos

Ao contrário de outras democracias europeias, em que a clivagem esquerda-direita tem vindo a perder importância, em Portugal mantém-se. Esta é apenas uma, entre muitas outras, das análises que constam do livro Eleições – Campanhas eleitorais e decisão de voto em Portugal, escrito pelo investigador Marco Lisi e editado em Julho pela Edições Sílabo. “Acho que esta ancoragem ideológica do voto contribui para explicar a continuidade do sistema partidário em Portugal”, diz o autor ao PÚBLICO.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários