Calor regressa na próxima semana com temperaturas a subir até aos 35 graus

O calor regressa na próxima semana, mas nesta sexta-feira ainda há chuva e tempo nublado. Os distritos do Porto, Viana do Castelo e Braga estão sob aviso amarelo devido à previsão de chuva persistente e forte.

Foto
As temperaturas máximas vão oscilar entre os 29ºC, em Beja, Santarém e arquipélago da Madeira PAULO PIMENTA

O calor vai regressar ao continente na próxima semana com as temperaturas máximas a subir para o que é normal no Verão: na segunda-feira, as temperaturas podem atingir os 30 a 35 graus Celsius no Alentejo. Mas, enquanto o calor não chega, o fim-de-semana será marcado por tempo nublado, sobretudo durante a manhã, e até possibilidade de aguaceiros e trovoada avança o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

“Amanhã [sábado] temos uma melhoria considerável do estado do tempo relativamente a sexta-feira. Temporariamente com alguma nebulosidade alta no Norte e Centro, e no litoral a norte do Cabo Raso. Para quem está na praia nesses locais terá nebulosidade matinal que tende a dissipar gradualmente ao final da manhã”, explicou à Lusa a meteorologista Maria João Frada, do IPMA. 

Na costa sul do Algarve, e ao contrário de sexta-feira, sábado irá apresentar-se com céu pouco nublado ou limpo e com subida dos valores da temperatura máxima. Para domingo, e de acordo com as previsões, “poderá haver um ou outro aguaceiro disperso, estando também reunidas condições para trovoadas no norte e centro”, sendo que as temperaturas máximas “descem um pouco”.

“Na segunda feira e, em especial na terça, teremos uma subida gradual das temperaturas máximas, que podem atingir os 30 a 35 graus Celsius no interior do Alentejo, na Beira Baixa, no Vale do Tejo: Santarém, na região de Lisboa e Setúbal. No restante território [as temperaturas] vão variar entre 25 e 30 graus”, especificou Maria João Frada.

Para esta sexta-feira, o IPMA prevê chuva fraca até ao final da manhã e uma pequena descida de temperatura, em especial da máxima.

As temperaturas máximas vão oscilar entre os 29ºC, em Beja, Santarém e arquipélago da Madeira, e os 21ºC, na Guarda e em Viseu, ao passo que as mínimas vão variar entre os 12ºC na Guarda, e 24ºC, no Funchal.

Sexta-feira sob aviso amarelo 

Os distritos do Porto, Viana do Castelo e Braga estão esta sexta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de chuva persistente e forte que poderá ser acompanhada de rajadas de vento e descargas eléctricas, anunciou o IPMA.

Segundo o serviço meteorológico, o aviso de mau tempo, válido desde as 20h05, vigora naqueles três distritos até às 3h de sexta-feira. O IPMA também decretou, à mesma hora, aviso amarelo para as costas norte e sul da Madeira e a ilha do Porto Santo, mas devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima. O aviso de tempo quente no arquipélago é válido até às 21h de quarta-feira.

O aviso amarelo, o terceiro de uma escala de quatro, revela situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.

Sugerir correcção
Comentar