Grande “apagão” no Reino Unido afectou transportes públicos e aeroportos

Falha no fornecimento de electricidade afectou as redes de transporte públicos, os aeroportos, habitações e a circulação rodoviária em várias regiões do país. Electricidade foi reposta por volta das 18h30.

Foto
Reuters/Neil Hall/Arquivo

Uma falha no fornecimento de electricidade no Reino Unido afectou, durante a tarde desta sexta-feira, as redes de transporte públicos, os aeroportos, habitações e a circulação rodoviária em várias regiões do Reino Unido. Segundo a BBC, vários fornecedores de energia afirmam que um “grande acidente” afectou o fornecimento de electricidade.

A UK Power Networks, fornecedora que cobre o sudeste e leste da Inglaterra e a cidade de Londres, avançou que o “apagão” se deveu a uma falha na rede nacional — gerida pela National Grid.

Por volta das 18h30, um porta-voz da empresa afirmou que os problemas do gerador causaram “perdas de energia em áreas concretas do Reino Unido”, mas que o problema estava agora resolvido com todo o sistema de volta ao normal.

Cerca de 500 mil clientes no País de Gales e no sudoeste da Inglaterra, a somar aos 300 mil cidadãos no sudeste da Inglaterra ficaram sem energia eléctrica em casa ou foram afectados de alguma forma pelo problema, afirmaram os distribuidores locais de electricidade.

Durante cerca de duas horas, registaram-se atrasos e cancelamentos de comboios e voos ​​por todo o país. A cidade de Londres foi uma das mais afectadas, com falha nos semáforos que causaram congestionamento em várias zonas da capital britânica.

Vários passageiros do aeroporto de Newcastle, localizado na cidade de Woolsington, afirmam que a energia foi cortada durante cerca de 15 minutos, mas os aeroportos de Heathrow, Gatwick e Luton, estruturas aeroportuárias que servem a cidade de Londres, disseram não ter sido afectados.

Algumas das grandes fornecedoras de energia do país, como a UK Power Networks e a Western Power Distribution, afirmaram ter dado conta do sucedido pouco depois do"apagão” e garantiram que o problema deveria ser resolvido em algumas horas.

A Network Rail, proprietária e gerente de grande parte da rede ferroviária da Grã-Bretanha, chegou a avisar os passageiros que pretendessem deslocar-se de comboio para esperarem atrasos nas partidas dos comboios. No pico da hora de ponta da estação ferroviária de King's Cross, em Londres, e a uma sexta-feira, todos os comboios foram cancelados e foi pedido aos passageiros que abandonassem o local. Para as grandes estações de comboios e plataforma de autocarros foram enviadas diversas equipas da polícia local para ajudar cidadãos e viajantes estrangeiros em caso de necessidade.

Segundo o Guardian, a situação está a regressar ao normal, tendo já partido, por volta das 19h30, um comboio da estação de King's Cross com destino a Peterborough.

O Hospital de Ipswich também foi afectado pelo corte de energia durante alguns minutos, já que o gerador de reserva não funcionou, mas fontes garantiram à BBC que os pacientes nunca estiveram em perigo.

Sugerir correcção
Ler 10 comentários