Chuva até sexta-feira em quase todo o país

Já o Sul do país e e os arquipélagos da Madeira e dos Açores mantêm-se secos até sexta-feira. A excepção é a ilha do Faial que, à semelhança do resto do continente, estará marcada por períodos de chuva.

Foto
Paulo Pimenta

Para esta quinta-feira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê neblina ou nevoeiro, sobretudo no litoral, durante a manhã, chuva nas regiões Norte e Centro, em especial no litoral, e vento por vezes forte nas terras altas. A chuva manter-se-á até sexta-feira, estendendo-se ao resto do território continental, com excepção do Sul. O Algarve regista céu nublado até ao final da semana, mas sem ocorrência de chuva. 

As temperaturas máximas vão oscilar entre os 33º, em Beja, Évora e Santarém, e os 23º, em Viana do Castelo, ao passo que as mínimas vão variar entre os 16º na Guarda, e os 22º, no Funchal.

Os distritos de Setúbal, Portalegre, Évora, Beja e Faro, o arquipélago da Madeira e parte dos Açores estão esta quinta-feira em risco “muito elevado” de exposição à radiação ultravioleta (UV), avisa o IPMA.

As zonas do país que apresentam maior risco de exposição à radiação UV são o Algarve, o Baixo Alentejo e o arquipélago da Madeira, classificados com nível 10 de risco, o segundo mais gravoso numa escala que vai de 1 a 11, sendo este último considerado “risco extremo”.

Ainda em risco “muito elevado” de exposição aos raios UV, encontram-se os distritos de Évora (nível 9), Portalegre e Setúbal, e as ilhas Terceira e do Faial (todas com nível 8).

No resto do país, o risco de exposição aos UV anda entre o elevado (Lisboa, Santarém, Leiria, Guarda, ilhas de São Miguel e Flores), o moderado (Castelo Branco, Coimbra, Viseu, Bragança e Vila Real), e o baixo (Aveiro, Porto, Braga e Viana do Castelo).

O índice ultravioleta varia entre 1 e 2, em que o risco de exposição à radiação UV é baixo, 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo).

Para as regiões com risco muito elevado e elevado, o IPMA recomenda a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protector solar e evitar a exposição das crianças ao Sol. O cálculo é feito com base nos valores observados às 13h em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Sugerir correcção
Comentar