Os prédios da Segurança Social começam a ser reformados

Arrancaram as obras para reconverter em habitação os edifícios que durante anos albergaram serviços da Segurança Social, em Lisboa. A câmara municipal prevê que as primeiras casas estejam prontas dentro de um ano.

Fotogaleria
Este edifício foi originalmente desenhado para habitação, mas acabou por ter escritórios durante anos Rui Gaudêncio
Fotogaleria
Este edifício foi originalmente desenhado para habitação, mas acabou por ter escritórios durante anos Rui Gaudêncio
Fotogaleria
Este edifício foi originalmente desenhado para habitação, mas acabou por ter escritórios durante anos Rui Gaudêncio
Fotogaleria
Todos os prédios ficam em zonas muito centrais da cidade Rui Gaudêncio
Fotogaleria
Este edifício foi originalmente desenhado para habitação, mas acabou por ter escritórios durante anos Rui Gaudêncio

Pelas salas e corredores do número 102 da Avenida da República, em Lisboa, ainda se encontram alguns despojos da Segurança Social, como se uma guerra se aproximasse e os funcionários tivessem sido forçados a deixar coisas para trás. No quarto andar ficou esquecido o calendário de 2018 dos Bombeiros Voluntários de Setúbal, com os ditos em tronco nu a manusear ferramentas. No terceiro mantiveram-se nas paredes as fotografias de ilhas paradisíacas e listas telefónicas internas.

Por toda a parte deste edifício se encontram vestígios da duradoura passagem da Segurança Social, que apenas o abandonou há pouco tempo, mudando-se para a Avenida de Berna. Agora, o prédio está a ter obras da Câmara de Lisboa para regressar à sua função original: habitação. A autarquia quer ter aqui inquilinos do Programa de Renda Acessível (PRA), através do qual promete rendas baratas à classe média.

Os trabalhadores estão atarefados a levantar o parquet e a retirar calhas técnicas. “Estes edifícios resistiram muito bem ao tempo”, comenta Manuel Abílio, director do Departamento de Habitação Municipal, que esta quarta-feira acompanhou a vereadora da Habitação e a comunicação social numa visita às obras. Originalmente desenhado para ter uma casa por andar, o prédio teve escritórios durante anos e no futuro terá três fogos por piso. Serão, ao todo, 21 casas T2 e T3.

Este é o primeiro prédio – de um conjunto de 11 que a câmara arrendou à Segurança Social no ano passado – a entrar em obras. A vereadora Paula Marques diz que “o próximo começa para a semana” e que “em Setembro irá a reunião de câmara a adjudicação dos edifícios em falta”, excepto um na Alameda D. Afonso Henriques, destinado a ser residência universitária, que vai demorar mais tempo.

A câmara tinha, segundo o protocolo assinado com o Governo em 2018, vários anos para exercer o direito de compra dos edifícios, mas optou por fazê-lo já. Ficará assim proprietária de 11 prédios nas zonas mais centrais de Lisboa (as Avenidas Novas) por 57,2 milhões de euros, um valor bastante abaixo dos preços de mercado. “Se o Estado o vendesse no mercado ia vendê-lo por muito mais, mas ia alimentar um processo especulativo”, argumenta Paula Marques. “Assim é justo: não prejudica a administração central e contribui para um programa público de apoio à habitação.”

A compra dos edifícios será comparticipada a 40% pelo Estado através do programa 1º Direito, a que a autarquia aderiu recentemente, pelo que a câmara pagará cerca de 34 milhões de euros, a que se soma o investimento de 23 milhões nas obras propriamente ditas.

No 102 da Avenida da República, as obras são de reabilitação total e incluem reforço sísmico do prédio. No edifício ao lado, que também faz parte do pacote, a solução é diferente. “Será inteiramente demolido e construído de novo. Só manteremos a fachada”, afirma Paula Marques. Além disso, o edifício será ampliado em três pisos.

O Programa de Reconversão de Edifícios da Segurança Social (PRESS) prevê a criação de 250 fogos que integrarão o PRA a partir de meados do ano que vem. A vereadora da Habitação tem a expectativa de que os trabalhos estejam concluídos em quatro edifícios – Av. República, 102; Av. República, 4; Campo Grande, 6 e Av. Visconde de Valmor, 48 – no próximo Verão. Já os 226 quartos da residência universitária vão demorar mais a surgir, prevendo Paula Marques que a adjudicação da obra só venha a ocorrer no final de 2019.

Esta é a vertente exclusivamente pública do PRA, através da qual a autarquia quer ainda construir casas na Av. das Forças Armadas e noutros locais. O programa tem ainda uma vertente público-privada, em que a câmara cede os terrenos ou prédios para empresas privadas construírem ou reabilitarem, mas o processo está parado porque o Tribunal de Contas o chumbou numa primeira fase. Aguarda-se o desfecho do recurso.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários