ERC diz que TVI tem de emitir direito de resposta da IURD no Jornal das 8

Reportagem divulgada em Março pela estação de Queluz aborda as relações entre a Igreja Universal do Reino de Deus e o universo empresarial detido por este grupo religioso.

Televisão Independente
Foto
Estação de TV fica sujeita ao pagamento de uma multa por cada dia de atraso no cumprimento da deliberação Nelson Garrido

A TVI vai ter de emitir o direito de resposta da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), no âmbito da reportagem “Donativos dos fiéis alimentam SGPS”, segundo deliberação da ERC a que a Lusa teve acesso nesta segunda-feira.

“Tendo sido analisado um recurso por alegada denegação do exercício do direito de resposta”, apresentado pela IURD contra a TVI “relativamente ao Jornal das 8 emitido no dia 05 de Março de 2019, quanto à reportagem “Donativos dos fiéis alimentam SGPS” e ao debate que se seguiu, o Conselho Regulador delibera reconhecer a titularidade do direito de resposta da recorrente [IURD]”, lê-se na deliberação.

O Conselho Regulador da ERC deliberou ainda “determinar ao serviço de programas TVI a transmissão gratuita, no Jornal das 8, do texto de resposta da recorrente (...) no prazo de 24 horas a contar da recepção da notificação”.

Adverte que a TVI fica sujeita, por cada dia de atraso no cumprimento da deliberação, “à sanção pecuniária compulsória”, prevista nos Estatutos da ERC, e que esta deverá remeter ao regulador de media a gravação da transmissão do Jornal das 8 onde conste a transmissão do texto de resposta.