Dominado fogo que lavra nos concelhos de Tomar, Abrantes e Constância

Fogo começou pelas 16h de sábado em Tomar, no distrito de Santarém, entrando nos concelhos de Abrantes e Constância depois de passar o rio Zêzere.

Fotogaleria
LUSA/PAULO CUNHA
Fotogaleria
LUSA/PAULO CUNHA
,Constância
Fotogaleria
LUSA/PAULO CUNHA
Fotogaleria
LUSA/PAULO CUNHA
Fotogaleria
LUSA/PAULO CUNHA

O incêndio que deflagrou em Tomar, no sábado, e se estendeu aos concelhos de Abrantes e Constância, no distrito de Santarém, encontra-se “totalmente dominado”, desde cerca das 9h40 deste domingo, mantendo-se no terreno quatro centenas de bombeiros.

Fonte da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) disse à Lusa que o incêndio foi dado como dominado, pelas 9h37, ressalvando que o fogo “ainda tem alguma extensão”, pelo que “hoje a grande missão é evitar reacendimentos”.

Pelas 11h30, o fogo, que afecta os concelhos de Tomar, Abrantes e Constância, no distrito de Santarém, mobilizava “404 operacionais, 150 veículos e dois meios aéreos”, avançou fonte da ANEPC.

De acordo com o site da ANEPC, pelas 11h45 de hoje, não se registavam incêndios florestais em curso, destacando-se o fogo que deflagrou em Tomar, assim como o incêndio no Sabugal, no distrito da Guarda, que está em conclusão, mas mobiliza 137 bombeiros, 41 veículos e um meio aéreo.

A lavrar numa zona de “povoamento florestal”, o incêndio deflagrou no sábado, pelas 16h10, na localidade de Contraste, na freguesia de São Pedro de Tomar, no concelho de Tomar, mas passou o rio Zêzere e entrou nos concelhos de Abrantes e Constância, segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém.

No sábado, as chamas provocaram queimaduras num bombeiro, considerado ferido ligeiro, que foi assistido no Hospital de Abrantes.

Segundo a Protecção Civil, ao final da tarde de sábado, cerca das 17h40, um dos aviões que participava no combate ao fogo teve que amarar na barragem de Castelo de Bode, após abortar a descolagem na sequência de uma operação de scooping (recolha de água).

O incidente apenas provocou danos materiais, tendo a tripulação saído ilesa.

Notícia actualizada às 15h08. O incêndio foi “totalmente dominado” às 9h40

Sugerir correcção
Comentar