Em vez de ir “à bola” com Costa, Centeno regressou à aldeia da meninice

Na igreja de Giões, no concelho de Alcoutim, em homenagem ao ministro das Finanças, iluminaram a Nossa Senhora da Assunção.

,Veículo de luxo
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria

Mário Centeno cumpriu a promessa. O ministro das Finanças regressou à aldeia de Giões, Alcoutim, para matar saudades de outros tempos. Aqui aprendeu a beber a água das fontes e a apanhar amêndoas com o avô. “É sempre importante ir aos sítios”, disse, ao entrar na sede da junta de freguesia. Carminha e Constança, “primas” do ministro, recordaram a família Centeno: “Boas pessoas, gente simples.” O presidente da junta, José Afonso, aproveita a deixa: “O bisavô do senhor ministro, José Centeno Passos, foi presidente da Câmara de Alcoutim.”

O ministro, acompanhado da mulher e dos filhos, chegou ao final da tarde deste domingo, despido das vestes formais. O benfiquista confesso não foi ao Algarve ver o Benfica-Sporting da final da Supertaça. “Vamos ficar por aqui, a ver à distância”, disse. O jogo decorreu no Estádio Algarve, onde esteve António Costa. Centeno optou por ficar na feira de Giões, a jantar gaspacho com sardinhas assadas. A animar a festa esteve o grupo de cantares alentejanos de Serpa, sublinhando o toque de ruralidade que se respira neste lugar do Nordeste algarvio, com o Guadiana ali tão perto.

No percurso pelas ruas da aldeia, em jeito de visita de estudo, José Afonso fez de guia e lembrou pessoas e lugares. “Esta era a casa do seu avô”, disse. A igreja, pintada de novo, está ao fundo. O autarca sugere uma visita. Cármen (Carminha, como é conhecida) apressa-se a entrar para acender as luzes. “Tirei uma fotografia com o meu primo ministro”, confidenciou, depois de ter ido ligar um holofote para iluminar, de forma destacada, a Nossa Senhora da Assunção. 

Foto

Em declarações ao PÚBLICO, Centeno recorda a meninice: “Lembro-me de ir buscar água [à fonte], não havia água canalizada – mas tive uma experiência rica junto das pessoas.” A prima Ana Constança pergunta-lhe pelo irmão. Centeno responde que “estão todos bem”, incluindo as suas duas irmãs mais novas. Em ambiente familiar, o presidente da junta aproveita para dizer que tem um projecto de habitação para atrair jovens ao interior. “Pois, terreno aqui não falta”, diz o ministro, sublinhando o despovoamento destas zonas do interior, mas sem se comprometer com financiamentos.

O médico da terra, Óscar Oliveira, reformado, comenta: “As visitas dos ministros deveriam ser todas assim, informais, sem gravata.” Quando ali chegou, em 1981, recordou, veio “pelo programa de Apoio Médico à Periferia”. O presidente da Câmara de Alcoutim, Osvaldo Gonçalves, socialista, remata: “É o que temos falta!” António Horta Miguel, de 76 anos, aproxima-se do ministro, para lhe confidenciar: “Comprei a casa que era do seu avô.” As duas primas de Centeno fazem questão que entre nas suas habitações e que se deixe fotografar em ambiente familiar. O governante não se faz rogado e apresenta a mulher e os filhos.

O director nacional do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), José Moreira, também de Giões, apresenta o seu tio José Gonçalves, que foi presidente da junta de freguesia pela CDU. “Tenho uma cerca que foi do seu avô”, diz o ex-autarca. As lembranças vão surgindo, uma a uma, como se fossem figos maduros.

Foto

“É a primeira vez que venho aqui em visita oficial, mas já estive em Alcoutim, no Festival do Contrabando”, declarou ao PÚBLICO, reconhecendo que a iniciativa teve o seu quê de original. “Não deixa de ser interessante, para um ministro das Finanças”, observou. Por fim, questionado pelo PÚBLICO sobre se a corrida à liderança do FMI estaria ultrapassada,  repetiu: “Estamos interessados em cumprir o mandato, como sempre disse.”

Sugerir correcção
Ler 58 comentários