Dayton: num minuto, atirador matou nove pessoas, incluindo a irmã

Há pelo menos 10 mortos, incluindo o atirador. Polícia agiu imediatamente. 16 pessoas ficaram feridas. Ataque em Dayton, no Estado do Ohio, surge horas depois de um massacre em El Paso, o 8º pior assassínio em massa nos EUA.

Fotogaleria
EPA/TOM RUSSO
Fotogaleria
EPA/TOM RUSSO
Fotogaleria
Reuters/BRYAN WOOLSTON
Fotogaleria
Reuters/BRYAN WOOLSTON
Dayton
Fotogaleria
EPA/TOM RUSSO
Dayton
Fotogaleria
EPA/TOM RUSSO
Fotogaleria
Reuters/BRYAN WOOLSTON
Fotogaleria
Reuters/BRYAN WOOLSTON

Horas depois da tragédia de El Paso, Texas (EUA), uma pessoa abriu fogo no centro da cidade em Dayton, estado de Ohio, na madrugada deste domingo. Pelo menos dez pessoas morreram no tiroteio, incluindo o atirador, que foi abatido pela polícia. A reacção policial foi quase imediata, cerca de um minuto depois de o atirador começar a disparar.

O atacante chama-se Connor Betts e tem 24 anos. Entre as vítimas está Megan Betts, de 22 anos, a irmã do atirador, disse o vice-chefe da polícia de Dayton, Matt Carper. As vítimas mortais têm entre 22 e 57 anos, acrescentou em conferência de imprensa.

O motivo por trás do tiroteio não é ainda claro. Os investigadores acreditam que Connor Betts actuou sozinho, disse Matt Carper.

Há pelo menos 26 pessoas feridas, que já foram transportadas para hospitais locais, de acordo com as autoridades. 

“Tínhamos agentes na vizinhança quando o tiroteio começou e conseguimos responder e pôr-lhe um fim rapidamente”, escreveu a polícia de Dayton numa publicação no Twitter. 

A polícia informou que o tiroteio começou à 1h da madrugada (5h em Lisboa), horas depois do massacre que fez 20 vítimas e 26 feridos em El Paso, no estado do Texas.

É o quarto tiroteio no espaço de uma semana nos Estados Unidos. No domingo passado, quatro pessoas morreram (incluindo o atirador, abatido pelas autoridades) e 15 ficaram feridas na cidade de Gilroy, estado da Califórnia, durante um festival gastronómico. Na terça-feira, duas pessoas foram mortas e um polícia ferido num supermercado da cadeia Walmart em Southaven, estado do Mississippi.

PÚBLICO -
Aumentar

O tiroteio aconteceu junto a um bar na East Fifth Street, na zona de diversão nocturna da cidade, descreve a autarca Nan Whaley em conferência de imprensa, citada pelo NYTimes. Vídeos nas redes sociais mostram pessoas a fugir enquanto se ouvem vários tiros que ecoavam pelas ruas. 

Agentes da polícia estavam a fazer a ronda na área e responderam imediatamente, abatendo o atirador no espaço de um minuto desde os seus primeiros tiros. “Estou espantada com a resposta rápida da polícia de Dayton, que salvou literalmente centenas de vidas”, afirmou Whaley.

Notícia actualizada às 19h04

Sugerir correcção
Ler 22 comentários