Tänak vence na Finlândia e alarga vantagem no Mundial de Ralis

Piloto estónio passa a dispor de 22 pontos de vantagem para o campeão mundial Sébastien Ogier, que não foi além do quinto lugar.

Foto
Reuters/LEHTIKUVA

O estónio Ott Tänak (Toyota) venceu este domingo o Rali da Finlândia, nona prova do Campeonato do Mundo, e alargou para 22 pontos a vantagem no comando da competição.

Tänak, que somou cinco pontos extras pela vitória na “power stage”, a últimas das especiais cronometradas, deixou o segundo classificado, o finlandês Esapekka Lappi (Citroën) a 25,3 segundos, com outro finlandês, Jari-Matti Latvala (Toyota) a fechar os lugares do pódio, já a 33,2.

O francês Sébastien Ogier (Citroën), campeão mundial em título e segundo classificado no campeonato, não foi além do quinto lugar final, a 56,1 segundos do vencedor, somando ainda dois pontos com o quarto lugar na “power stage”, terminando a prova atrás do norueguês Andreas Mikkelsen (Hyundai).

“Fiz tudo o que pude, mas foi um rali difícil. Tive de lutar contra muitas dificuldades, incluindo eu próprio, porque no sábado não estive ao meu melhor nível”, assumiu Ogier, que tem agora 158 pontos no campeonato, contra os 180 de Tänak.

Por seu lado, Tänak falou de um “grande fim-de-semana”, adiantando que “a pausa de verão chegou na altura certa, pois estava mesmo devastado depois do rali da Sardenha”.

“Conseguimos o resultado perfeito e temos de continuar assim. Ainda faltam cinco ralis, pelo que ainda há muito trabalho para fazer”, frisou o vencedor da prova finlandesa.

Esta foi a quarta vitória da temporada para Tänak, em nove corridas. A última delas tinha acontecido precisamente em Portugal, em 1 de Junho.

O belga Thierry Neuville (Hyundai) foi o sexto classificado e atrasou-se ainda mais na corrida pelo título, apesar de manter a terceira posição do campeonato, com 155 pontos.

No Mundial de Construtores, a Hyundai mantém o comando, com 262 pontos, contra os 238 da Toyota e os 198 da Citroën. A próxima prova é o rali da Alemanha, de 22 a 25 de Agosto.

Sugerir correcção
Comentar