ASAE fiscaliza local não autorizado de fabrico de queijos após casos de brucelose

Direcção-geral de Alimentação e Veterinária tinha determinado o sequestro e abate dos animais, que foram agora encontrados “sem a devida colocação obrigatória de brinco de identificação”.

Foto
Ricardo Lopes

A ASAE realizou esta semana uma acção de fiscalização a um local não licenciado e não autorizado de fabrico de queijos, no concelho de Azambuja, distrito de Lisboa, após confirmação de doentes com brucelose pela autoridade de saúde, foi anunciado neste sábado.

A acção da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) foi realizada através da Unidade Regional do Sul, “após comunicação da Autoridade de Saúde de confirmação de doentes com patologia de brucelose”, segundo um comunicado da entidade.

Após investigações, a ASAE detectou o local “não licenciado e não autorizado”, uma residência particular, onde os queijos eram fabricados. Foram colhidas amostras de leite e queijo para realização de análises.

No local, foi ainda detectada a presença de animais da espécie caprina “sem a devida colocação obrigatória de brinco de identificação”, situação que desobedece à notificação de sequestro e abate determinado anteriormente pela Direcção-geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).

“Neste processo foram ainda constituídos cinco indivíduos como arguidos e verificada a infracção de maus tratos a animais domésticos (cães) pelo risco de propagação de doença, situação esta acompanhada também pela DGAV”, lê-se no comunicado da ASAE.

Sugerir correcção
Comentar