Um legado de gerações

O sonho de Fernando van Zeller Guedes tornou-se realidade e é hoje não só uma marca, mas um grupo que representa a diversidade e a riqueza dos vinhos portugueses. O grupo Sogrape nasceu em 1942 e tem sede em Gaia desde 1995, o concelho que, simbolicamente, melhor representa a história do Vinho do Porto.

Foto
Edifício Sandeman D.R. Sogrape

 “A Sogrape nasceu de um sonho, de um acto de coragem e ousadia, de uma ideia visionária do meu avô, Fernando van Zeller Guedes, resultando na criação do Mateus Rosé, em 1942”, conta-nos Manuel Guedes, administrador da Sogrape.

Em 1995, o grupo mudou-se de “malas e pipas” para Avintes (Vila Nova de Gaia), como explica o responsável: “Com a internacionalização da Sogrape e o crescimento extraordinário das vendas de Mateus Rosé, nos anos sessenta tornou-se imperativo alargar e modernizar as instalações. Sob a direcção do meu pai, Fernando Guedes, e aproveitando uns terrenos de família existentes na zona, construíram-se assim as novas instalações da Sogrape, em Avintes.”

Foto
“A Sogrape nasceu de um sonho, de um acto de coragem e ousadia, de uma ideia visionária do meu avô, Fernando van Zeller Guedes", conta-nos Manuel Guedes, actual administrador do grupo. D.R. Sogrape

Além disso, a proximidade geográfica às caves do Vinho do Porto posicionava estrategicamente o grupo neste sector específico.

O sucesso Mateus Rosé acabou por funcionar como impulso para o crescimento da empresa que começou a investir na inovação e na aquisição de outras marcas. Hoje, o grupo detém vinhos internacionalmente reconhecidos e galardoados como o Barca Velha, Casa Ferreirinha (Douro), o Grão Vasco - da chancela Quinta dos Carvalhais (Dão) ou o Trinca Bolotas, da alentejana Herdade do Peso (Alentejo). Nos Vinhos do Porto, a empresa é responsável por manter o legado da Sandeman, Porto Ferreira e Offley, talvez as marcas com maior notoriedade a nível mundial.

Com respeito pela tradição, sem descurar a inevitável modernização, o Vinho do Porto tem sido uma das apostas da empresa, que tem sabido dinamizar não só a produção e comercialização do vinho como também os negócios com ele relacionados. É um negócio de família “assente na passagem de uma paixão e de um testemunho de geração em geração”, confessa Manuel Guedes. O administrador assume até uma “forma de ser e de estar na vida”, intrínseca à marca Sogrape e transmitida através desse legado de gerações.

Gaia: Enoturismo, cultura e tradição

A cultura à volta do Vinho do Porto é cada vez mais valorizada pelas experiências relacionadas com o enoturismo, cujo propósito é, precisamente, enaltecer a história, as raízes e as tradições. A zona ribeirinha de Gaia é, incontornavelmente, parte da história do Vinho do Porto. A Sogrape - à medida que assumiu a gestão das marcas Sandeman, Porto Ferreira e Offley - foi também investindo na modernização das caves. “Na Sogrape dispomos de uma equipa de trabalho dedicada precisamente aos activos da empresa na zona ribeirinha de Gaia, a qual avalia a sua utilização e mantém um contacto regular com a Câmara Municipal de Gaia para estudar as melhores soluções para cada um desses activos”, explica o administrador. Também os projectos sociais fazem parte da iniciativa da Sogrape no concelho de Gaia, que disponibiliza um activo para apoiar a escola de dança Ginasiano, em parceria com o Município.

“É interessante referir também a existência de um departamento exclusivamente dedicado à história das empresas do grupo e sobretudo ao grande património do Vinho do Porto e das suas marcas”, relembra Manuel Guedes referindo-se ao Arquivo Histórico Sogrape – um repositório de factos e elementos históricos.

The House of Sandeman Hostel & Suites, o primeiro branded hostel do mundo

No contexto de uma estratégia maior do grupo, de elevar a experiência do Vinho do Porto, destacam-se a remodelação das Caves Sandeman, o melhoramento das Caves Ferreira (actualmente em curso) e o inovador projecto The House of Sandeman Hostel & Suites, considerado o primeiro branded hostel do mundo. Fruto da parceria com o The Independente Collective, o hostel The House of Sandeman convida a uma imersiva experiência em torno da história da Sandeman.

Foto
The House of Sandeman Hostel & Suites foi considerado o primeiro branded hostel do mundo. D.R. Sogrape

A propósito da inauguração, em Abril de 2018, a Sogrape apresentou o conceito de branded hostel como “um espaço onde viajantes de todo o mundo se encontram para partilhar um modo de estar e celebrar um ícone” e Don - imagem da Sandeman - é considerado um símbolo exemplar da construção de uma marca. É esse universo de misticismo, do homem de capa negra, da cultura do Vinho do Porto, que a decoração e as experiências disponibilizadas pelo hostel proporcionam. Sobre o projecto, Manuel Guedes destaca: “Mais do que a rentabilidade directa do projecto em si, importa salientar o grande objectivo do mesmo – melhorar a experiência de marca junto dos visitantes. Através do hostel, alargámos a oferta da Sandeman a uma experiência única de dormir numas Caves de Vinho do Porto”.

O investimento foi considerado pela Sogrape como uma nova etapa na vida do Vinho do Porto e tem sido um sucesso. Localizado no edifício das caves Sandeman, além do alojamento (curiosamente, as camas dos dormitórios imitam as pipas de Vinho do Porto), há também um restaurante, o The George, e um bar que o complementa. Visitado por milhares de turistas oriundos de todo o mundo, o espaço multifacetado das Caves da Sandeman é, para Gaia, uma montra da cultura e tradição do Vinho do Porto.

Lobby do Caves Sandeman & Hostel D.R. Sogrape
Um dos quartos do Caves Sandeman & Hostel D.R. Sogrape
Caves Sandeman D.R. Sogrape
Fotogaleria
Lobby do Caves Sandeman & Hostel D.R. Sogrape