Em Agosto, aos sábados há jazz ao ar livre no Palácio de Cristal (de borla)

The Rite of Trio e Jeffery Davis Quinteto são algumas das sugestões do ciclo Porta-Jazz ao Relento, que vai dar música aos jardins do Palácio, no Porto, todos os sábados de Agosto, a partir das 22h.

Foto
Paulo Pimenta

O Ciclo Porta-Jazz ao Relento vai levar aos jardins do Palácio de Cristal, no Porto, cinco sessões de concertos e actuações de DJ durante o mês de Agosto, de acordo com a página da associação organizadora, a Porta-Jazz.

No sábado, 3 de Agosto, às 22h, a primeira sessão vai colocar os holofotes sobre o piano de Pedro Neves, o contrabaixo de Miguel Ângelo e a bateria de Leandro Leonet, que formam, segundo o Porta-Jazz, um trio de “referência no panorama nacional” que conta com “inúmeros concertos em Portugal e no estrangeiro e três discos editados”. Depois da actuação do trio, Pedro Tenreiro levará consigo para a mesa de mistura os quase 40 anos de experiência a passar discos.

Nas restantes sessões do evento vai ser possível ouvir artistas de jazz como The Rite of Trio, no dia 10 de Agosto, que vão apresentar uma “proposta inédita” no concerto, sem passar pelas músicas do seu único álbum, ou ainda Jeffery Davis Quinteto, que vão actuar no dia 31 de Agosto, que se distinguem com a utilização “inovadora” do vibrafone como “instrumento melódico e harmónico”. Pelo meio há a actuação de João Mortágua, a 17 de Agosto, e de Demian Cabaud, a 24.

Pela mesa de mistura vão passar DJ como Luca Massolin, que no dia 10 de Agosto vai levar aos jardins do Palácio de Cristal “as referências musicais apontadas aos pioneiros da música electrónica, rock dos anos 70 e free jazz, bem como Senhor Guimarães, que vai actuar no dia 24 de Agosto.

Os concertos têm entrada gratuita e acontecem todos os sábados de Agosto a partir das 22h. Os DJ arrumam os discos à 1h.

Sugerir correcção
Comentar