Líder da Volta a Portugal caiu, mas continua de amarelo

Na primeira etapa da Volta a Portugal, o pódio montado em Leiria coroou Davide Appollonio, ciclista que já venceu no Giro e que fez parte dos quadros da SKY.

Foto
Samuel Caldeira continua de amarelo. LUSA/NUNO VEIGA

Davide Appollonio (Amore & Vita) venceu a primeira etapa da Volta a Portugal, nesta quinta-feira, na chegada a Leiria, batendo, ao sprint, o português Daniel Mestre (W52-FC Porto) e o italiano Matteo Malucelli (Caja Rural).

Na classificação geral tudo se mantém na mesma e Samuel Caldeira – que venceu o prólogo na primeira etapa –, continua vestido de amarelo.

Esta quinta-feira trouxe o ciclismo à região centro do país. 130 ciclistas partiram de Miranda do Corvo, em Coimbra, chegando ao coração da cidade de Leiria. Pelo caminho, ficaram passagens significativas por algumas das zonas mais fustigadas pelos incêndios de 2017 – Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos, Alvaiázere e Ansião.

No lote de 130 ciclistas já não esteve o colombiano Fabio Duarte – caiu na primeira etapa –, que desfalcou ainda mais uma equipa da Medellin que já só tinha inscrito seis ciclistas entre sete possíveis.

A partida de Miranda do Corvo trouxe, desde cedo, uma fuga a ritmo alucinante. Em cerca de 20 quilómetros, Reutiman (Swiss Racing Academy), Peio Goitkotxea (Euskadi), David Ribeiro (La Alumínios) e Gaspar Gonçalves (Miranda-Mortágua) abriram uma diferença de quase dez minutos para o pelotão, colocando-o em dificuldades num início de etapa que trouxe uma contagem de montanha de primeira categoria logo ao quilómetro 38.

Já depois de Peio Goitkotxea ter garantido a liderança na classificação da montanha – vestirá de azul na terceira etapa –, a W52- FC Porto aproveitou os 70 quilómetros de terreno quase plano para reduzir a vantagem dos fugitivos, mas o trabalho acabou por ser arriscado, já que a fuga foi alcançada a apenas três quilómetros da meta.

Ainda houve tempo para uma queda no pelotão, que apanhou o camisola amarela, mas que não significará perdas de tempo, com os ciclistas já dentro dos últimos três quilómetros de “protecção”.

O pódio montado junto à Câmara Municipal de Leiria coroou Appollonio, o mais forte no sprint final, um ciclista que já venceu no Giro e que fez parte dos quadros da SKY.

Nesta sexta-feira, haverá 198 quilómetros de etapa entre a Marinha Grande e Santo António dos Cavaleiros.

Sugerir correcção
Comentar