Alice dos Reis vence prémio de fotografia Novo Banco Revelação 2019

Radicada em Amesterdão, a artista de 24 anos foi distinguida por um trabalho que “põe em causa a relação tradicional e extremamente hierarquizada entre o Homem e os animais”.

Foto
Alice dos Reis apresentará o seu trabalho em Serralves, em Novembro, numa exposição colectiva integrada também pelos finalistas do prémio, Diogo da Cruz e Luís Ramos João Serra de Almeida

A artista Alice dos Reis é a vencedora da mais recente edição do prémio de fotografia Novo Banco Revelação, anunciou esta quinta-feira a organização, a cargo da instituição bancária que lhe dá nome e da Fundação de Serralves. O júri, composto pelos curadores Pedro de Lhano e Manuela Moscoso, pela professora de Fotografia Susana Lourenço Marques e por Filipa Loureiro e Ricardo Nicolau, curadora e adjunto da direcção de Serralves, respectivamente, escolheu ainda como finalistas Diogo da Cruz e Luís Ramos.

“Durante o mês de Novembro, em data a anunciar, será inaugurada no Museu de Serralves uma exposição colectiva que apresenta as obras dos três artistas, e para a qual receberão uma bolsa de produção para a concretização do projecto pelo qual foram seleccionados. Por essa ocasião será lançada uma publicação monográfica do trabalho da artista vencedora, Alice dos Reis”, adianta o comunicado divulgado esta quinta-feira.

Alice dos Reis foi a escolhida de entre 56 candidaturas, com uma proposta que “põe em causa a relação tradicional e extremamente hierarquizada entre o Homem e os animais, pretendendo reflectir, através de um filme e de um vídeo, ‘o processo de captação de imagens como um exercício não exclusivamente humano'”. Nascida em Lisboa em 1996, Alice dos Reis é licenciada em Arte e Multimédia pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e mestre em Belas Artes pelo Sandberg Institute, de Amesterdão (Holanda). Segundo a biografia disponibilizada pela organização, a artista portuguesa já expôs na Seventh Gallery, em Melbourne, na Austrália, no Eye Filmmuseum, em Amesterdão, e no espaço Le Murate, em Florença (Itália).

O prémio Novo Banco Revelação tem por objectivo “incentivar a produção e criação artística de jovens talentos portugueses, até 30 anos, tendo por base uma lógica de divulgação, lançamento e apoio a todos os artistas que recorram ao meio da fotografia”.

Sugerir correcção
Comentar