Agosto começa com bom tempo – sobretudo no Algarve

As temperaturas mais altas serão registadas no interior do país e na costa algarvia. Há previsão de céu limpo ou com poucas nuvens para a maior parte do território português. Chuva só nas ilhas.

Foto
A temperatura máxima no Algarve ultrapassará os 30ºC Miguel Manso/Arquivo

O mês eleito por grande parte dos portugueses para tirar férias vai começar com bom tempo naquela que é a zona também eleita pela maioria como preferencial — o Algarve. A praia é uma possibilidade um pouco por todo o país, mas é a sul que as temperaturas estarão mais convidativas.

A costa algarvia entra no mês de Agosto com os termómetros a atingir os 33 graus Celsius em Faro; temperaturas que, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), vão durar, pelo menos, até ao final da próxima semana. Até sexta-feira, dia 9, as temperaturas máximas oscilarão entre os 32ºC e os 33ºC. 

No Algarve, o vento será moderado, proveniente de Norte e de Oeste. Probabilidade de chuva? 0%.

Em Lisboa, o início de Agosto traz céu pouco nublado ou limpo. Deverá haver nebulosidade durante alguns períodos da manhã. Até domingo, o vento vai estar fraco ou moderado, não devendo ultrapassar os 25 quilómetros por hora, e as temperaturas não chegarão aos 30ºC, com máximas de 27ºC na quinta e sexta-feira, 29ºC no sábado e 26ºC  no domingo.

No Porto também haverá poucas ou nenhumas nuvens e pouco vento, que não deve passar dos 25 quilómetros por hora – proveniente de noroeste –, mas há possibilidade de neblina matinal. Contudo, a temperatura vai ser mais baixa em relação a Lisboa e ao Algarve, estando previstas temperaturas máximas de 23ºC para quinta-feira (e sábado) e 22ºC para sexta-feira (e domingo).

Vento fraco e poucas nuvens no resto do país

O cenário é idêntico no resto do país. Até domingo, haverá poucas nuvens, com possibilidade de neblina ou nevoeiro até meio da manhã no litoral Centro, mas que pode persistir em algumas zonas costeiras. Há previsão de vento também fraco ou moderado no Norte, mas que pode chegar aos 45 quilómetros por hora nas terras altas e a sul do Cabo da Roca.

Bragança, Viseu, Castelo Branco, Portalegre, Santarém, Évora e Beja são os distritos que, além de Faro, deverão chegar ou ultrapassar os 30ºC até domingo.

A temperatura do mar na costa atlântica vai variar entre os 15ºC e os 17ºC, com ondas entre os dois e os três metros. Na costa sul as ondas não vão superar um metro e a temperatura da água estará entre os 19ºC e os 21ºC.

Nos Açores, o IPMA prevê céu muito nublado com algumas abertas e possibilidade de aguaceiros fracos e vento moderado que pode chegar aos 50 quilómetros por hora. As temperaturas máximas vão variar entre os 24ºC e os 27ºC.

Na Região Autónoma da Madeira a previsão é de céu com períodos de muita nebulosidade e aguaceiros fracos no Norte de nas zonas montanhosas. O vento estará também moderado, podendo chegar aos 40 quilómetros por hora nas zonas altas. As temperaturas oscilarão entre os 25ºC e os 27ºC nas ilhas da Madeira e do Porto Santo.

Sugerir correcção
Comentar