A Praia Fluvial do Ano fica em Trás-os-Montes

A Praia da Fraga da Pegada, na albufeira do Azibo, soma distinções e venceu agora votação para eleger as melhores praias fluviais de Portugal.

,Barragem do Azibo
Fotogaleria
Fraga da Pegada DR/CM Macedo de Cavaleiros
Praia Fluvial da Fraga da Pegada
Fotogaleria
Fraga da Pegada DR/CM Macedo de Cavaleiros
,Azibo
Fotogaleria
, DR/CM Macedo de Cavaleiros,DR/CM Macedo de Cavaleiros
Fotogaleria
Fraga da Pegada DR/CM Macedo de Cavaleiros
,de praia
Fotogaleria
Fraga da Pegada DR/CM Macedo de Cavaleiros

Uma das praias da albufeira do Azibo, em Macedo de Cavaleiros, foi eleita Praia Fluvial do Ano, uma distinção que se junta a vários galardões arrecadados pela qualidade ambiental, divulgou esta quarta-feira o município do distrito de Bragança.

A Praia da Fraga da Pegada foi agora distinguida numa votação dos portugueses promovida pelo Guia das Praias Fluviais e que incidiu sobre todas as praias fluviais de norte a sul do país classificadas pela APA – Agência Portuguesa do Ambiente e uma selecção das melhores zonas balneares não classificadas de Portugal, segundo a autarquia.

Para o presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros, Benjamim Rodrigues, “é sintomático que, ano após ano, as praias do Azibo sejam distinguidas por entidades tão idóneas como a Agência Portuguesa do Ambiente, a Fundação para a Educação Ambiental (Bandeira Azul) e a Quercus ou através da votação do público, como sucedeu agora com a votação das Praias Fluviais ou com o Prémio Cinco Estrelas Regiões”.

A distinção Praia Fluvial do Ano ocorre pouco depois de outro reconhecimento, da associação ambientalista Quercus, que atribuiu a categoria Qualidade de Ouro às praias da Fraga da Pegada e da Ribeira, duas das 40 localizadas no interior do país.

“Ao longo dos últimos meses as praias do Azibo receberam várias distinções. Esta, já em plena época balnear, é mais uma distinção que valoriza a excelência da zona balnear do Azibo, sucessivamente distinguida com vários galardões”, reiterou o autarca local.

PÚBLICO -
Foto
DR/CM Macedo de Cavaleiros/Nuno Escudeiro

A construção de uma barragem no final dos anos de 1970 abriu caminho à criação de uma das zonas balneares mais procuradas do Nordeste Transmontano com duas praias fluviais em torno da albufeira no rio Azibo, a Praia da Fraga da Pegada e a Praia da Ribeira.

As duas praias têm Bandeira Azul há 16 e dez anos consecutivos e, em 2012, a da Ribeira foi eleita uma das 7 Maravilhas -- Praias de Portugal. O local é também conhecido pela acessibilidade a pessoas com deficiência.

A Albufeira do Azibo foi idealizada para servir de apoio ao regadio agrícola no concelho de Macedo de Cavaleiros, mas ganhou visibilidade pelas condições para o lazer e pela riqueza ambiental.

A zona tem o estatuto de Paisagem Protegida e abrange as freguesias de Vale da Porca, Santa Combinha, Podence, Salselas e Vale de Prados.

A Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo integra a Rede Natura 2000 com “uma mescla de flora mediterrânica e atlântica” em que sobressaem variedades como o carvalho, castanheiro, oliveira, Cinha, lameiros e vegetação mais rasteira e rara “em que se destaca dezena e meia de espécies de orquídeas espontâneas”. 

Na votação, a praia fluvial de Santa Luzia na Pampilhosa da Serra ficou em 2º lugar e a praia fluvial de Monsaraz ficou em 3.º. A Praia Revelação do Ano é a de Mourão. 

Guia das Praias Fluviais, que organizou a votação no seu site, é editado anualmente e distribuído em todo o país, estando disponível habitualmente nos postos de turismo.