Só 6% das decisões sobre as avaliações de impacte ambiental são desfavoráveis

Entre 2300 estudos de impacte ambiental submetidos nos últimos 25 anos, só 144 tiveram decisão desfavorável. Em última análise, a decisão é política, avisam ambientalistas. Se o aeroporto do Montijo for criado, por ano, três milhões de aves estarão no caminho dos aviões.

Foto
Miguel Manso

Nas últimas décadas, foram submetidas mais de três mil avaliações de impacte ambiental (AIA) à Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Dos cerca de 2300 estudos para os quais existe informação sobre as decisões tomadas no Sistema de Informação sobre Avaliação de Impacte Ambiental, só em 6% os pareceres da APA — ou de outra entidade responsável pela AIA, que podem ser comissões de coordenação e desenvolvimento regional​ ou outras organizações de âmbito regional, no caso das ilhas — foram desfavoráveis ao avanço dos projectos.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 19 comentários