Ester pode ser 17ª mulher vítima de violência doméstica deste ano

Foi encontrada morta em casa. Em Junho, 16 mulheres e um homem tinham sido vítimas em contexto de violência doméstica. Em todo o ano de 2018, terão sido assassinadas neste contexto 20 mulheres.

Foto
Homenagem às vítimas de violência doméstica em Portugal em 2017 no Porto Manuel Roberto

Uma mulher, com cerca de 50 anos, foi assassinada durante a noite na residência onde vivia, na freguesia do Jardim do Mar, concelho da Calheta, zona oeste da Madeira, indicou nesta segunda-feira fonte dos Bombeiros Voluntários da localidade.

Segundo o comandante da corporação, o alerta foi dado pelo irmão da vítima, pouco depois das 1h da manhã. Os bombeiros deslocaram para o local, no sítio da Piedade, uma ambulância e dois elementos.

“Quando chegámos, já era cadáver, já não havia nada a fazer”, indicou o comandante, sublinhando que as autoridades policiais foram informadas. A Polícia Judiciária (PJ) e a Polícia de Segurança Pública (PSP) encontram-se no local. De acordo com o Correio da Manhã, a mulher assassinada, Ester Cabral,​ deixa três filhos e um neto.

O crime terá ocorrido num quadro de violência doméstica e foi alegadamente cometido pelo companheiro da vítima, desconhecendo-se o modo como o praticou. A confirmar-se, já houve 17 mulheres assassinadas num quadro de violência doméstica este ano.

O número de mulheres mortas em contexto de violência doméstica chegava aos 16, segundo a contabilidade feita em Junho pelo PÚBLICO com base nas notícias publicadas sobre o tema. O número exclui um homem e uma criança que morreram igualmente vítimas de violência doméstica em 2019.

Em 2018, 32 homicídios tiveram como ponto em comum a existência de violência doméstica, e em 20 destes casos as vítimas foram mulheres. Esta é uma parte da realidade mostrada pelo Observatório de Imprensa de Crimes de Homicídio em Portugal e de Portugueses Mortos no Estrangeiro (OCH) num relatório divulgado em Maio deste ano.

De Janeiro a Maio, a PSP e a GNR detiveram, pelo menos, 618 pessoas no âmbito de processos relacionados com violência doméstica, o que corresponde a uma média de quase cinco pessoas por dia

O número de detidos pelo crime de violência doméstica aumentou 21,5% de 2018 para 2019, de acordo com os dados da Direcção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) divulgados na semana passada pelo PÚBLICO. Isto significa que há quase mil reclusos nas prisões por causa deste crime.

Sugerir correcção
Comentar