Emanuela Orlandi: 36 anos de ingredientes macabros, silêncios e segredos

O mistério do desaparecimento da filha de um funcionário do Vaticano, em 1983, reacendeu-se com a descoberta de túmulos vazios e dois conjuntos de ossadas, por baixo dessas sepulturas.

Foto
O Ministério Público de Roma pediu em 2016 o arquivamento da investigação, mas a história de Emanuela continua muito aberta DR

Chamava-se Emanuela Orlandi, cidadã vaticana, cujo pai era funcionário pontifício. Tinha 15 anos e tocava flauta. Desapareceu numa noite de começo de Verão, em Roma, a 22 de Junho de 1983. São as únicas coisas que se sabem deste caso. Emanuela teria agora 50 anos. Até hoje, o seu destino está embrulhado numa receita macabra, uma linha de rede feita de segredos, chantagens, despistes, terrorismo internacional, criminalidade, máfia e Igreja. Mas também falsas esperanças e notícias subitamente desmentidas.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários