Líder da oposição russa Navalni hospitalizado com “reacção alérgica grave”

O opositor está preso por ter organizado protestos não autorizados em Moscovo.

Foto
Alexei Navalni em Moscovo numa manifestação em honra do opositor assassinado Boris Nemtsov Tatyana Makeyeva/Reuters

O mais importante opositor russo, Alexei Navalni, foi hospitalizado com uma reacção alérgica aguda este domingo, depois de ter sido preso na quinta-feira e condenado a 30 dias de prisão por tentar organizar protestos não autorizados. A sua porta-voz, Kira Iarmish, que anunciou o internamento no Twitter, escreveu mais tarde dizer que o seu estado de saúde era “satisfatório.”

Iarmish explicou que o opositor foi hospitalizado no domingo de manhã com “grave inchaço na face e vermelhidão na pele”. Iarmish acrescentou que a causa da reacção era desconhecida e que ele nunca tinha sofrido de alergias no passado. Leonid Volkov, um aliado de Navalni, falou no Twitter das condições da prisão para onde o blogger foi levado, que considerou “impróprias”, diz a agência Associated Press.

Os protestos que Navalni estava organizar, contra a exclusão de vários candidatos não-alinhados com o Presidente, Vladimir Putin, nas próximas eleições autárquicas em Moscovo, realizaram-se mesmo, no sábado, apesar da sua prisão. Mas foram detidas mais de mil pessoas que neles participaram.

Navalni é a mais importante figura da oposição russa. Além de já ter passado várias temporadas na prisão por organizar manifestações contra o Governo de Vladimir Putin, em 2017, foi proibido de concorrer às eleições presidenciais contra Putin, sob o argumento de que seria inelegível por já ter sido condenado por fraude e desvio de fundos, num caso de contornos pouco claros. Em Abril de 2019, o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos acusou a Rússia de violar direitos do líder da oposição, e que as detenções em prisão domiciliária de 2012 e 2014 tiveram motivos políticos.

Considerado um nacionalista, Navalni tornou-se numa das vozes mais incómodas para o regime liderado por Putin. Surgiu em 2008 a denunciar, no seu blogue, vários esquemas de corrupção no seio de algumas empresas estatais.

A entrada na vida política aconteceu em 2013, quando ficou em segundo lugar nas eleições para a Câmara Municipal de Moscovo – cidade onde se concentra a grande maioria dos seus apoiantes. 

Sugerir correcção
Ler 49 comentários