Privacidade europeia

Um caso em que o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos decidiu que o direito à privacidade se sobrepunha à liberdade de expressão.

A reserva da nossa privacidade é, nos tempos que correm, cada vez mais importante e necessária, ao mesmo tempo que é, cada vez mais, uma ilusão. Um recente artigo no The Washington Post sob o sugestivo título “Estamos a meio da noite. Sabe com quem o seu iPhone está a falar?” referia, entre outros dados e informações, que toda a noite o seu smartphone está a fornecer informações pessoais, como o seu IP, número de telefone, e-mail e localização a inúmeras empresas. E a multa, acordada pelo organismo regulador do mercado das telecomunicações norte-americano com o Facebook, no montante-recorde de cinco mil milhões de dólares, por violação da privacidade dos consumidores no caso da Cambridge Analytica, dá-nos a noção da dimensão e dos interesses que a defesa e a violação da nossa privacidade assumem dentro dos novos meios de comunicação, nomeadamente nas redes sociais.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar